sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conceitos do Microcomputador – Monitores

Silvio Pereira
Consultor
A quinta e ultima reportagem sobre os conceitos importantes do microcomputador, o tema será monitores, a sua evolução, tendências, diferenças e quando devem ser utilizados.
Depois do uso de pequenos televisores como monitores, os primeiros monitores CRT (Cathode Ray Tube, tubo de raios catódicos) usados nos microcomputadores não eram coloridos e a interface texto era a mais utilizada, com a cor verde, como herança dos terminais IBM, ficaram conhecidos como monitores de fosforo verde, tendo como variação o monitor de fosforo âmbar. Com a evolução da interface gráfica e placas de vídeo coloridas, os monitores CRT que inicialmente possuíam resolução de 320x640 em 4 cores atingiram altas resoluções como 1600x1200 com 16 milhões de cores. Com o advento dos notebooks e as telas de matriz ativa (TFT) e passiva, começou a surgir os monitores de LCD para uso também em desktops. O belo design, baixo consumo de energia, qualidade de imagem, menor custo de produção e venda, dos monitores de LCD, fizeram com que os modelos CRT sumissem automaticamente do mercado.
Com a evolução da tecnologia de LCD para a de LED, o mercado de informática passou a utilizar o LED por ter características técnicas e novas implementações direcionadas a este produto.
Outro ponto interessante de analisarmos é que todos os softwares e imagens estão caminhando para a reprodução em widescreen (16:9) ao invés dos antigas (4:3) quadradas.
Portanto se quiser estar atualizado em tecnologia de monitor, adquira um de até 22” Widescreen de LED, pois atualmente o melhor custo beneficio estão nos de 21” ou 22” tendo pouca diferença de valor dos mais vendidos de 19”.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, acesse o nosso Blog em: http://grupo1info.blogspot.com .
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário