sexta-feira, 29 de julho de 2011

PM reforça patrulha contra assaltos com motos

Os assaltos com motos realizados em ruas de Pinheiros nos últimos dias foram a pauta principal da reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), na terça-feira (26). As ações eram desconhecidas pelo 14º Distrito Policial, devido à ausência de boletins de ocorrência feitos pelas vítimas, utilizados como base para trabalhos preventivos. A Polícia Militar (PM), por sua vez, já intensificou as rondas ostensivas nos pontos onde houve relatos de roubos.
As vítimas mais visadas pelos ladrões são frequentadores de bares em mesas nas calçadas, e pedestres que caminham distraídos, falando ao celular ou utilizando outros tipos de aparelhos eletrônicos. Nas abordagens, o assaltante sobe na guia e aponta a arma em direção à pessoa surpreendida, geralmente mulheres.
Na maioria dos casos, os criminosos realizam os roubos sozinhos, pois a PM exige que motos com passageiros na garupa encostem na calçada para revista. Os relatos dos crimes, levados a público pela imprensa, mostram que as ações ocorrem tanto à noite quanto de dia, no quadrilátero formado pelas ruas Henrique Schaumann, dos Pinheiros, Mourato Coelho e Teodoro Sampaio.
Na reunião do Conseg, o capitão do 23º Batalhão da PM, Rodnei Costa, informou que o patrulhamento das vias foi reforçado por meio das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), utilizadas também para impedir arrastões a restaurantes. “No mínimo duas motos circularão pelos pontos onde houve os assaltos”, afirmou. Hoje as companhias da unidade têm ao todo 14 motocicletas para cobrir Pinheiros, Vila Madalena, City Boaçava, Jardim das Bandeiras, Jardim Paulista, Sumaré, Lapa, Perdizes e outros bairros da zona Oeste.
Para o capitão do 23º Batalhão, as ruas onde aconteceram os assaltos não têm nenhuma característica específica que possa atrair os criminosos. “Podemos notar apenas que as passagens apresentam fluxo constante de pedestres”. A sessão do Conseg foi acompanhada por entidades civis da região, como a Associação de Moradores e Empresários de Pinheiros (AMEPI).
Preso ladrão de arrastões
Também na sessão do Conseg, o delegado do 14º Distrito Policial, Manoel Adamuz, informou que um dos autores dos últimos arrastões a restaurantes em Pinheiros foi capturado na favela do Real Parque, bairro no distrito do Morumbi. “Houve troca de tiros na operação, mas além de prendê-lo, conseguimos identificar mais dois suspeitos de assaltos a estabelecimentos das ruas Sumidouro, Costa Carvalho e Vupabussu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário