Silvio Pereira |
A quinta reportagem sobre os conceitos importantes do microcomputador, o tema será a armazenamento de dados, a sua evolução, tendências, diferenças e quando devem ser utilizados.
O primeiro Personal Computer fabricado pela IBM (IBM-PC) o armazenamento de dados eram feitos em disquetes de 5 ¼” e tinham capacidade de 180KBytes. A evolução dos disquetes passaram para 360KBytes ainda em 5 ¼”, e para os 3 ½” a capacidade subiu para 720KBytes e finalmente para os de 1,44MB. Todos estes modelos caíram em desuso basicamente com o lançamento dos Pen Drivers, que inicialmente possuíam a capacidade de 4MB, eram seguros fáceis de transportar e possuíam 3 vezes mais capacidade.
O disco rígido (HD) para o PC apareceu logo em seguida ao disquete de 5 ¼” e inicialmente eram externos com capacidade de 5MB.
Durante estes últimos 25 anos, os discos rígidos evoluíram dos seus iniciais 5MB para os atuais 2TB e foram colocados internamente ao equipamento, passando por diversas melhorias de tecnologia, velocidade e desempenho.
Com a necessidade de transportar os dados entre os usuários e o advento dos CD-R graváveis e dos CD-RW regraváveis, a capacidade saiu de 1,44MB e foi expandida para 700MB. Com a evolução do CD para o DVD a sua capacidade foi aumentada para 8.5GB, surgindo também os DVD-R graváveis e os DVD-RW regraváveis. Com o surgimento dos Pens drivers de alta capacidade, 32 e 64 GB o uso dos DVD-R ou DVD-RW diminuíram a sua utilização, porem sendo usado ainda para algumas aplicações. O uso generalizado de redes nas empresas e a internet de alta velocidade também colaboraram para a diminuição do uso destes dispositivos para troca de dados, sendo utilizada de forma on-line.
Hoje existem unidades externas ligadas a interface USB com capacidades de 2TB ou mais que facilitam o armazenamento e troca de dados e principalmente o backup. Outra tendência acentuada atualmente, incluindo para uso pessoal, é o NAS (Network Attached Storage) que funciona como um servidor de dados ligado diretamente à rede de computadores e pode gerenciar os dados a diversos usuários simultaneamente, possuindo segurança e outras funções como: Serviço de impressão, Media Center, armazenamento de imagens de câmeras IP, Serviço de FTP, Backup de dados e possibilidade de acesso aos dados remotamente pela internet.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo .
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário