sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Lição de Cielo

Silvia Vinhas
BandSports
Quando a notícia do doping do nadador mais rápido do mundo veio, confesso que não acreditei. Mais um? Mais um distraído? Mais um indisciplinado? Mais um desavisado? O que está acontecendo com os atletas? Há muito tempo que o esporte não é mais um treinamento isolado, na piscina ou na quadra do prédio, no campinho perto da escola... Há muito tempo a equipe multidisciplinar entrou em cena, principalmente para sustentar os chamados atletas de ponta. Estamos falando de atletas que tem suporte de nível internacional. No caso de Cielo, um menino de ouro, vindo do interior, cuidado sob os olhos atentos da família, que teve ainda apoio financeiro para se aprimorar com os melhores técnicos internacionais fora do Brasil. Como entender que hoje, o também empresário e incentivador de novos talentos, possa ter caído nessa armadilha? Eu, que já estava traumatizada com Maurren Maggi e sua pomada para depilação que a tirou do Pan de 2003 em Santo Domingo e em 2004 na Olimpíada de Atenas, fiquei muito triste. Não me conformo com a ingenuidade de alguns atletas. Hoje não dá pra bobear. Os homens estão realmente em cima!
Assistindo o programa Encontro de Craques desta semana do Bandsports, fiquei maravilhada com a explanação dos ex-jogadores de vôlei Montanaro e Giovane, a frente do projeto do SESI, com apoio do presidente da FIESP Paulo Skaff. Com o assunto doping de Cielo em pauta, a preocupação na formação dos novos atletas do projeto é acompanhar toda a preparação das novas gerações. Não só na modalidade esportiva, mas marcação cerrada na alimentação e medicamentos, tudo com supervisão de especialistas. A formação estrutural do atleta começa cedo, em casa, com apoio e incentivo, mas principalmente com focos, metas e muita força de vontade. O Sesi, dá um leque de opções, a criança testa, experimenta, escolhe. Quadras com tecnologia nível mundial, pisos especiais, e agora em agosto, a inauguração da primeira piscina de Polo Aquático da América Latina. Tudo disponível para familiares que fazem parte da rede de indústrias de São Paulo. Mas já é um começo. Montanaro enalteceu o luxo e Giovane lembrou... pena que esse luxo não seja disponível a todos.
Nas escolas, todas as crianças desse país deveriam ter à sua disposição uma estrutura que as incentivassem. O esporte é o caminho, capaz de mudar um povo, um país, como aconteceu na África do Sul. O Brasil foi abençoado com os próximos dois grandes maiores eventos do planeta. Copa do Mundo e Olimpíada. Temos um celeiro de craques de futebol, que só precisam ser lapidados.
Atletas olímpicos devem ser formados... E a hora é agora.
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário