sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A invasão dos Tablets

Silvio Pereira
Consultor
O sonho de utilizar um dispositivo, portátil como um caderno, com grande poder computacional para tratar textos, imagens e vídeos, sem a necessidade do uso de um teclado, fácil de utilizar e um custo acessível para todos é antigo. Algumas fontes como a Samsung diz que a ideia do tablet partiu de Stanley Kubrick em 1968 no filme “Uma Odisseia no Espaço”, outra historia interessante é sobre o matemático Alan Curtis Kay que se especializou em linguagem de programação e já por volta de 1968 idealizava a ideia de um portátil para uso especialmente de crianças.
Devido à evolução dos processadores, circuitos eletrônicos, baterias de longa duração, telas sensíveis ao toque e outras tecnologias com baixo custo de produção fizeram este sonho se tornar uma realidade.
A primeira vez que tive contato com um tablet da Apple, o iPad, tive a nítida sensação de que o desktop e o notebook iriam desaparecer para o uso domestico ou para as pequenas empresas, pelo menos para as aplicações mais simples como acesso a internet, e-mails, navegação GPS e acessos on-line. Para as grandes e médias empresas o uso de desktops e notebooks ainda permanecerá por mais tempo, porém aplicações especificas já estão sendo utilizadas em tablets.
A pesquisa do Gartner de Abril de 2011 mostra que o iPad da Apple permanecerá líder até 2015, porem os equipamentos com sistema operacional Android passarão de um participação de mercado de 14,2% em 2010 para 38,6%, já a Apple sairá dos 83,9% em 2010 para 47,1% em 2015.
Para ver mais detalhes da pesquisa e desta historia sobre o sonho dos tablets, veja o trecho do filme de Kubrick e os links da reportagem de Alan Kay e do Gartner abaixo.

Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentario abaixo.
Link da reportagem de Alan Kay:
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cursos On-line

Silvio Pereira
Consultor
O mundo atual não nos permite estar off-line. Telefones celulares, tablets, desktops, notebooks, netbooks, redes sócias e outros meios de nos manter on-line já se tornou uma obrigação. Não estar conectado é sinônimo de desinformado e desatualizado. Isto nos trouxe um beneficio de manter uma comunicação a distancia muito ágil, eficiente e na maioria dos casos benéfica. O aprendizado nas instituições de ensino passou a ser um novo desafio para este mundo moderno e vem trazendo os famosos cursos on-line ou a distancia. Quem gosta de manter se atualizado, tem pouco tempo disponível, problemas de locomoções ou de presença física esta é uma ótima alternativa. Existem diversos treinamentos deste tipo não só de informática como de formações profissionais, escolares, certificações de fabricantes e posicionamento de produtos para clientes e revendedores.
Um bom exemplo na área de informática, é quem esta migrando para uma plataforma de Office 2010, tem como grande desafio à mudança e adaptabilidade à nova interface do produto e gostaria de adquirir mais conhecimentos dos novos recursos. Devido a esta necessidade, a Microsoft disponibiliza em seu site gratuitamente alguns treinamentos bem interessantes de como migrar para o Word, Excel, PowerPoint e Outlook 2010, não deixem de acessar.
Outros grandes fabricantes como Intel,  VMWare, SENAC, SEBRAE, entre outros disponibilizam treinamentos em seus sites para profissionais, usuários e parceiros de negócios.
Para ver mais detalhes destes treinamentos on-line ou precisar de esclarecimentos, tirar alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, acesse os links ou façam comentário no campo abaixo.
Treinamentos grátis on-line Microsoft Office:
Cursos grátis on-line SEBRAE:
Cursos gratis on-line Intel:
Educação a distancia SENAC:
Cursos VMWARE para parceiros:
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tecnologia – Professores e Alunos

Silvio Pereira
Consultor
Nasci e vivi em uma época que pesquisar ou fazer um trabalho escolar era sinônimo de biblioteca. Trabalhando neste mercado de tecnologia desde 1984 me adaptei rapidamente as inovações e posso dizer que tenho um bom controle sobre ela. Os meus amigos e muitos da minha geração que seguiram carreiras diferentes enfrentam alguns problemas para se adaptarem, fazendo com que e os filhos, sobrinhos e os mais novos virem consultores tecnológicos.
Um ponto importante nesta mudança é a convivência do professor que vem de uma geração não tecnológica com os alunos desta nova geração 100% conectada. Para amenizar este choque tecnológico, professores têm procurado se atualizarem e voltam aos estudos para conseguirem mais conhecimentos. Para ajudar nesta mudança, um dos grandes fabricantes de componentes para microcomputadores, a Intel disponibiliza um grande projeto na área de educação básica chamado Programa Intel Educar, que pode ajudar as entidades escolares e os professores a integrarem a tecnologia ao ambiente escolar. Basicamente este projeto é dividido em três fases para os Professores e uma fase para o Gestor da Escola. No caso dos Professores estas fases são: Fundamentos Básicos, avançados (Essencial Online) e tutoriais animados e interativos (Serie Elementos) e para o Gestor um Fórum de Liderança através de workshops. A Intel ajuda e capacita os professores para criarem feiras e eventos de tecnologias nas próprias escolas. Outro incentivo é a criação da ISEF (Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel) que é a maior competição pré-universitária com prêmios de até 4 milhões de reais e bolsas de estudo. Conheça também os projetos para a educação avançada e principalmente a Educação Comunitária através do projeto Programa Intel Aprender.
Para ver mais detalhes destes projetos da Intel, vejam os links abaixo, se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, deixe o seu comentário abaixo.
Programa Educação Intel:
Programa Intel Educar:
Intel ISEF:
Programa Intel Aprender:
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cabeamento Estruturado e VOIP

Silvio Pereira
Consultor
O conceito básico de cabeamento estruturado é suprir aos usuários conexões físicas de acesso que se transformam em dados ou voz e estão centralizados e gerenciados em painéis de distribuição que se conectam a equipamentos de dados ou telefonia. Este conceito já é utilizando há muito tempo em grandes empresas e atualmente estão presentes em médias e pequenas. Como as pequenas empresas tem utilizado o wireless como solução de dados, o cabeamento estruturado ficou para um segundo plano sendo usado somente quando o crescimento de numero de usuários justifica a implantação devido à deficiência e limitações do wireless.
A grande vantagem do cabeamento estruturado é a flexibilidade que o pessoal de TI tem em suprir uma infraestrutura adequada ao usuário em um curto espaço de tempo desde que o projeto seja feito de forma adequada e tenha sido previsto pontos adicionais de reserva.
Com o aparecimento do VOIP, que é basicamente a voz sobre uma estrutura de dados, o conceito passou a ser um pouco diferente, pois tanto as conexões dos computadores como os telefones VOIP passaram a usufruir da mesma infraestrutura. Quem possuía a infraestrutura de cabeamento estruturado aproveitou integralmente para a implantação do telefone VOIP sem necessidade de mudar o cabeamento atual. Existem algumas soluções que aproveitam o mesmo cabo interligando o seu computador e telefone VOIP na mesma infraestrutura. É altamente recomendado procurar empresas especializadas em VOIP para ter sucesso na sua implantação, pois existem muitos detalhes técnicos a serem tratados.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

REGRA 6 – Árbitro assistente

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
Em todo jogo de futebol sempre será designado dois árbitros assistentes para indiciar se a bola saiu completamente do campo de jogo, a que equipe pertence o arremesso lateral ou se é tiro de canto ou de meta, substituições, quando ocorrer uma infração fora do campo visual, quando o goleiro avançar no tiro penal antes da bola ser chutada e o mais importante, quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de impedimento. Uma das funções mais difíceis é que a tecnologia, com a televisão, mostra se acertou ou errou. Não há interpretação, é matéria exata. No futebol atual, ocorre muita mais lances de impedimento do que de pênalti.
Resposta da pergunta da semana passada:
Resposta correta letra c. O árbitro assistente pode avisar o árbitro sobre uma decisão errada em qualquer momento. O árbitro somente pode corrigir sua decisão se o jogo não reiniciou.
Pergunta para próxima semana:
Qual é a regra que determina a duração da partida?
a)      Regra 8.
b)      Regra 7.
c)       Regra 9.
d)      Regra 18.
O leitor Gabriel Santos, do Jaraguá, pergunta:
O árbitro pode acabar o primeiro tempo antes dos 45 minutos e depois compensar no segundo tempo? Não, o árbitro não deverá compensar um erro de cronometragem durante o primeiro tempo acrescendo ou reduzindo a duração do segundo tempo.
Sálvio Spínola é árbitro credenciado pela Fifa. Tire suas dúvidas com ele fazendo os comentários abaixo.

Subprefeito visita redação da Gazeta de Pinheiros

Sérgio Teixeira visitou a redação acompanhado de associações da região
O novo subprefeito de Pinheiros, Sérgio Teixeira Alves, visitou a redação da Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais no último dia 6. Na ocasião, ele teve a oportunidade de comentar sua experiência na administração pública e suas expectativas frente ao novo cargo.
Sérgio Teixeira Alves é formado em Direito, coronel da reserva da Polícia Militar desde 2009 e comandou a Subprefeitura de Santana-Tucuruvi, zona Norte. Sobre as críticas de parte da população que contesta a postura do prefeito Gilberto Kassab, de se colocar as regionais sob a direção de militares, ele afirma que são equivocadas. “Essa desconfiança quanto à qualidade do nosso trabalho se deve muito à época da ditadura, nos anos 1960 e 70. Minha experiência na gestão pública é baseada no policiamento comunitário e na administração de Santana-Tucuruvi. Portanto, tenho conhecimento da função que estou assumindo hoje e espero agilizar o atendimento das demandas da região”.
O subprefeito foi recebido pelos diretores da Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais, Ana Lúcia e Wilson Donnini. Também participaram do encontro a presidente da Associação de Moradores e Empresários de Pinheiros (AMEPI), Ana Maria Mortari e o diretor da Associação de Moradores da Rua Mateus Grou, Francisco Eduardo Pereira Filho.
População conhece novo sub na ACSP
No próximo dia 13, às 19h, o novo subprefeito será apresentado aos moradores e empresários da região na Distrital Pinheiros da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rua Simão Álvares, 517. Os interessados devem confirmar presença pelos telefones 3031-1890 e 3032-9572, ou pelo e-mail dpinheiros@acsp.com.br.

Justiça impede venda do Quarteirão da Cultura

O desembargador Luiz Sérgio Fernandes de Souza, da 7.ª Câmara de Direito Público, não aceitou o pedido da Prefeitura de São Paulo para suspensão da liminar que impede a venda do terreno de 20 mil m2 do Itaim Bibi, onde funcionam oito equipamentos públicos e é conhecido pelos moradores da região como “Quarteirão da Cultura”. Na área, a construtora JHSF pretende erguer quatro edifícios residenciais de até 25 andares e implantar um parque como forma de compensação ao bairro.
De acordo com a proposta da administração municipal, a unidade da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) será o único equipamento público que sairá da área, sendo transferido para outra região.  Antes, o prefeito Gilberto Kassab havia anunciado que o Teatro Décio de Almeida Prado e a Biblioteca Anne Frank seriam desativados. Mas agora eles vão permanecer no terreno em novas instalações, junto a duas escolas, uma creche, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que ocuparão um prédio de 10 mil m2.
O objetivo da Prefeitura com a apresentação do projeto foi de tornar mais flexível a opinião dos moradores. Eles são contra a negociação do terreno com o setor imobiliário, que construiria creches na periferia da Capital como contrapartida.
Para o presidente da Associação Preserva São Paulo, Jorge Rubies, a nova intenção da Prefeitura não convenceu a população. “A ideia ficou pior, pois o bairro terá o tráfego mais intenso e travado”. Por sua vez, os idealizadores do parque alegam que torres residenciais não influenciam tanto no trânsito quanto edifícios comercias. Os futuros empreendimentos da construtora JHSF terão apartamentos com até oito vagas na garagem. 
Representantes do Movimento SOS Itaim Bibi, principal grupo contrário à venda do terreno, afirmam que não foram convidados pela Prefeitura para a apresentação do projeto.

Linha 4 funciona até meia-noite a partir de segunda

A partir do próximo dia 12, as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista da Linha 4 - Amarela do Metrô passam a funcionar das 4h40 à meia-noite, de segunda-feira a sábado. Aos domingos a operação do ramal estará suspensa para que sejam realizados testes com os trens. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante a inspeção das estações Luz e República, que serão entregues no próximo dia 15, porém com horário de funcionamento reduzido, das 10h às 15h, de segunda a sábado.
República e Luz terão o horário ampliado como as demais estações “em questão de semanas”, segundo afirmou o governador. A restrição é justificada por ele para a realização de ajustes técnicos.  A entrega das duas novas paradas marca a conclusão da primeira fase da Linha 4 - Amarela, com um atraso de dois anos.
Quanto ao restante do ramal, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) receberá a proposta de 15 consórcios no próximo dia 22. A etapa seguinte da Linha 4 está orçada em R$ 2 bilhões e inclui as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Morumbi e Vila Sônia, que devem ser entregues até 2014.

Prefeitura autoriza mais prédios na região. Trânsito pode piorar

Bairros já saturados da Capital, como Pinheiros e Itaim Bibi poderão ganhar mais prédios se a Câmara Municipal aprovar o projeto de lei do prefeito Gilberto Kassab que prevê a venda de R$ 2 bilhões em títulos da Operação Urbana Faria Lima. A medida pode permitir com que empreendimentos acima do zoneamento sejam construídos nas imediações do Largo da Batata e das avenidas Hélio Pellegrino e Juscelino Kubitschek, agravando assim, o trânsito na região.  
A intenção do prefeito é fazer com que os recursos obtidos por meio da negociação de 500 mil Certificados de Potencial Construtivo (Cepacs), sejam investidos nos bairros onde serão erguidos novos prédios. Em Pinheiros, as obras de revitalização do Largo da Batata devem ser retomadas, e no Itaim Bibi pode começar a sair do papel o bulevar da Juscelino Kubitschek – com ligação subterrânea entre a Avenida 23 de Maio e o Morumbi.
No entanto, o projeto de Kassab gera críticas de urbanistas e alguns vereadores, pois caso seja aprovado, pode potencializar problemas já existentes na cidade. “Na Avenida Brigadeiro Faria Lima o trânsito deve piorar ainda mais, pois com novos empreendimentos, residenciais ou de escritórios, haverá mais carros na região”, afirma o vereador Aurélio Miguel (PR). “Não temos mais áreas verdes por aqui, e agora querem construir mais prédios, vão agravar o que já está ruim”, se mostra insatisfeito o diretor do Movimento SOS Itaim Bibi, Helcias Pádua.
Além da Faria Lima a cidade conta com outras operações urbanas, como a Água Branca, Água Espraiada e Lapa-Brás. Todas consistem em obter recursos do setor imobiliário por meio da venda de títulos – conhecidos também como outorgas onerosas –, que autorizam às construtoras subirem empreendimentos acima do limite estabelecido pelo Plano Diretor. Os valores arrecadados são convertidos em melhorias urbanísticas na própria região dos terrenos negociados.
No entanto, o urbanista Nadir Curi, morador de Pinheiros desde 1968, não considera as operações uma solução consistente para os problemas da Capital. “Na prática, esses projetos resultam em ações pontuais, um ‘acordo’ entre o Município e a iniciativa privada com pouca sustentação qualitativa. Exemplos: outorgas onerosas aplicadas no túnel da Avenida Rebouças sob a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Na verdade, a sobreposição dessas vias deveria ser feita de maneira oposta, com a Faria Lima abaixo da Rebouças. As operações não resolvem as ‘doenças’ do local, como o trânsito, por exemplo”.

Fórum Regional do Butantã é finalmente inaugurado

No dia 2 último o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador José Roberto Bedran inaugurou o Fórum Regional XV – Butantã (localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 150),  totalmente digital para atender às necessidades dos profissionais da área com tecnologia aplicada diretamente a favor da Justiça.
Estiveram presentes também à solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Paulo Dimas de Bellis Macaretti; o presidente da Academia Paulista de Direito, Rogério Donnini; os juízes do Fórum Digital do Butantã, Mônica de Cássia Thomaz Perez  Reis Lobo, Mônica Lima Pereira, Renata Coelho Okida, Luís Gustavo da Silva Pires, Blanca Ruffolo Chojnak; os vereadores José Rolim e Aurélio Miguel, o presidente da OAB Pinheiros Maurício Januzzi, o presidente da Comissão Pró-Criação e instalação do Fórum, José Sérgio Toledo Cruz,  juízes e assessores da presidência do TJSP e da presidência de Direito Criminal, desembargadores, magistrados e secretários de governo.
Sonho realizado
A comunidade do Butantã e de toda a região presente estranhou, no entanto, que durante a cerimônia não ter sido feita nenhuma menção ao trabalho da Comissão Pró-Criação e Instalação do Fórum (que teve na presidência José Sérgio Toledo Cruz, e os membros ativos Márcio Sanzi, Oduvaldo Donnini, Marly Baruffaldi, Aparecida Cardacci, José V. Laino, Augusto Galimberti, Raimundo de Castro Costa e José Gilberto Martins),  que por 12 anos lutaram pela concretização da obra. Tão pouco foi lembrado o mesmo trabalho da OAB Subsecção de Pinheiros, presidida por Maurício Januzzi, que no mesmo dia também inaugurou e instalou a Sala dos Advogados Digital, pois a 93ª Subseção será a responsável pela futura criação da co-irmã OAB-Butantã. O local contará com uma central facilitadora para o advogado de peticionamento eletrônico, contando com três computadores em rede com o TJ.
Pode ser que muitos dos que lá estiveram presentes não reconheçam o trabalho destas entidades, mas justiça seja feita, é um premente à comunidade do Butantã.
Empresas parceiras
A Empresa Serra Engenharia e Arquitetura  foi, desde o início, a responsável pelas obras modernas, confortáveis e com equipamentos de última geração. A Comissão Pró-Instalação do Fórum acompanhou todas as fases da reforma e construção, recebendo uma atenção especial da empresa construtora que, nas diversas visitas, davam as informações necessárias.  
Juntamente com a engenharia e arquitetura da Secretaria de Administração do TJ-SP, o engenheiro Carlos Serra, após apresentar um “Estudo de Reforma e Adaptação” do imóvel, iniciou os projetos que culminaram na execução do atual prédio, cuja obra teve também a participação da Bimetal, Fast Air, Wallplac e Udiaço, importantes empresas do ramo da construção civil.   
Atuação do novo Fórum 
O novo fórum conta com duas Varas Cíveis, duas da Família e das Sucessões e a Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (esta com competência para atender Butantã, Lapa e  Pinheiros) e tem como diretora a juíza Margot Chrysostomo Correa, também responsável pela 2ª Vara da Família e das Sucessões).
Os fóruns digitais não têm autos de processos físicos, uma vez que todos os atos processuais são realizados através de peticionamento eletrônico. Com esses procedimentos, há mais celeridade nos julgamentos, pelo fato de advogados e partes não necessitarem ir ao fórum para protocolar documentos.  
O Fórum Regional do Butantã se soma o Juizado Especial Cível Central – JEC Vergueiro, Fórum Regional XII – Nossa Senhora do Ó, Fórum de São Luis do Paratinga, e os Fóruns Distritais de Artur Nogueira, Buri, Flórida Paulista, Nazaré Paulista, Ouroeste, Pirangi e Salto de Pirapora, todos totalmente digitais.

Impostômetro vai registrar R$ 1 trilhão

Será realizado no próximo dia 13, às 10h30, no Pátio do Colégio, Centro de São Paulo, a inauguração do novo Impostômetro, que irá registrar R$ 1 trilhão arrecadados desde janeiro. Neste ano, a marca será atingida 35 dias antes se comparada ao mesmo período de 2010, quando foi alcançada em 18 de outubro.
O evento é organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que em nome do empresariado paulista irá lançar um documento para aprovação do Projeto de Lei 1472/2007, que determina a discriminação do valor dos impostos pagos nas notas fiscais. Mais informações: www.acsp.com.br.

Morro do Querosene vira tema de simpósio no Butantan

Local que abriga fonte histórica no Morro do Querosene, Butantã
Acontece no próximo dia 13, das 9h às 17h, no Auditório do Instituto Butantan, o simpósio Juntos no Peabiru, com o objetivo de debater a relevância histórica de uma área do bairro Morro do Querosene, região do Butantã, que pode ter sido utilizado como ponto de descanso durante as jornadas de bandeirantes no século 18 e incas no século 16.
No evento, das 9h às 12h30, serão abordadas questões históricas sobre o local, com a participação do arqueólogo do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan), Rossano Lopes e do escritor e indigenista Benedito Prezia, autor do livro Os Incas no Brasil.
Das 13h30 às17h, serão discutidas aspectos urbanísticos e ambientais, com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki.
Simpósio Juntos no Peabiru - Auditório do Instituto Butantan (Avenida Vital Brasil, 1.500). Entrada Franca. Informações www.fontedopeabiru.com.br

Motorista leva 47 minutos para atravessar Teodoro

Percorrer a Rua Teodoro Sampaio em toda sua extensão nos horários de pico pode ser  considerada uma verdadeira aventura para a maioria dos motoristas. Das 17h às 19h, a travessia pode durar até 47 minutos para sair da Avenida Brigadeiro Faria Lima e chegar na Avenida Doutor Arnaldo, de acordo com levantamento técnico realizado neste ano pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A Rua Cardeal Arcoverde também tem situação crítica, com os veículos atingindo a velocidade máxima de 8,3 km/h nos finais da tarde, assim como a Teodoro Sampaio. Entre os principais motivos para o trânsito ser tão intenso nas duas vias está a largura estreita das pistas, o excesso de semáforos e o descarregamento de mercadorias por causa da concentração de estabelecimentos comerciais.
Para o engenheiro de tráfego, Rubens Melião, outro agravante do tráfego é que tanto a Teodoro Sampaio quanto a Cardeal Arcoverde são utilizadas como ligações importantes entre a Zona Oeste e o Centro.  “São ruas com um volume de trânsito típico de avenidas, não tendo capacidade para recebê-lo”.
No entanto, com a entrega de todas as estações da Linha 4 - Amarela do Metrô, o fluxo de veículos deve fluir melhor nos próximos anos. Hoje funcionam na região as paradas Faria Lima e Pinheiros. No entanto, Oscar Freire e Fradique Cotinho só devem ser inauguradas em 2014. Resta aos motoristas manter a calma até lá.

Histórica casa de Oscar Americano será reformada

O arquiteto Carlos Bratke é o encarregado da grande reforma e ampliação que sofrerá a casa do Morumbi onde funciona, desde 1974, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. A casa de 1,5 mil metros quadrados, projetada por Oswaldo Arthur Bratke (1907-1977), ganhará anexos e a piscina será transformada em um espelho d’água que funcionará como claraboia para um grande salão de eventos e exposições no subsolo. Também serão construídos um auditório para 300 pessoas e um salão de chá. “A Fundação ganhará em importância como centro cultural”, ressalta o arquiteto”. 
Carlos Bratke levou seis anos para concluir o projeto – com muitos ajustes, acertos e trâmites burocráticos até chegar à forma atual, que deve sair do papel. O paisagismo ficou a cargo de Otávio Teixeira Mendes, então diretor do Horto Florestal.
A obra, orçada em cerca de R$ 35 milhões, deve ser bancada por patrocinadores da iniciativa privada e ser iniciada no primeiro semestre do próximo ano.
Oswaldo Bratke era amigo de infância de Oscar Americano (1908-1974). E foi um dos primeiros moradores do Morumbi - sua casa era vizinha ao terreno onde seria erguida a residência dos Americanos.
A família Americano viveu na casa por 20 anos, a partir de 1954. A Fundação Maria Luisa e Oscar americano foi instituída em março de 1974. Seis anos depois a residência foi aberta aos paulistanos.

Dengue retorna com riscos de epidemia

Voltamos a falar sobre a dengue, assunto abordado em diversas edições do  nosso jornal, e que inclusive ingressou numa expressiva campanha de esclarecimento à população. Dados da Secretaria Municipal da Saúde revelam que os casos de dengue não estão mais propícios à periferia da cidade, algumas das áreas mais ricas de São Paulo estão na lista recorde da doença, como o Morumbi, Brooklin, Itaim Bibi, Vila Sônia e Butantã. 
Em 2010, quando a cidade registrou recorde de doentes, houve 15 casos no Itaim Bibi,  ficando atrás do Butantã, Vila Sônia e Campo Limpo, até então, os primeiros da lista.  
Os casos do Brooklin e Itaim Bibi chamaram a atenção da Secretaria da Saúde. O órgão afirma que um dos motivos para o aumento é a resistência da população em receber agentes de zoonoses da Prefeitura. Bairros mais ricos são mais resistentes à ação.
A preocupação torna-se maior porque esta época do ano costuma ser o mês de pico da doença. Em 2010, 40% dos casos aconteceram nesta época.
Agora com a circulação de novo vírus detectado em abril deste ano, elevou os riscos de epidemia e de gravidade da dengue, deixando São Paulo no cenário mais desfavorável para a doença desde o seu reaparecimento, na década de 1980.  
O Ministério da Saúde não faz previsões, mas alerta para a banalização da doença. “Como não temos modelos de previsão acertada, temos que ser pessimistas, sempre agir como se fosse o pior verão”, afirma Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde. 
Medidas prioritárias   
Pela primeira vez, o Estado irá iniciar a temporada, em outubro, com quatro vírus existentes, circulando todos ao mesmo tempo.  Mapa das áreas de vulnerabilidade da doença feita pelo governo paulista mostra que 44% dos municípios têm risco alto ou muito alto.
Para limitar a circulação do vírus tipo 4, a Secretaria de Estado da Saúde adotará cinco medidas. Quatro delas tiveram resultados limitados em Ribeirão Preto, município que concentra este ano 19% dos casos de São Paulo. 
Entre as medidas estão o diagnóstico mais rápido em cidades prioritárias (para identificar e bloquear a propagação do vírus tipo 4).
Também estão previstos o uso de agentes da Sucen (órgão do Estado) em visitas a casas (hoje só a Prefeitura faz isso) e treinamentos de médicos nos locais de trabalho.
Por ano são investidos pelo governo estadual cerca de R$ 40 milhões nesta área.

Córregos poluídos deságuam em piscinões

Rios e córregos que cortam a Região Metropolitana de São Paulo não vêm recebendo os devidos cuidados da Prefeitura, com isso quase metade dos córregos que têm parte de suas águas direcionada aos 20 piscinões da capital paulista está tomado por lixo, mato e entulho. 
Como temos noticiado em diversas edições do nosso jornal, as condições dos rios que cortam a cidade de São Paulo é lamentável devido a irresponsabilidade de empresas como a Sabesp, que despeja esgoto in natura sem tratamento, contribuindo ainda mais para a poluição do meio ambiente.
O professor aposentado de Hidrologia da Universidade de São Paulo (USP) Júlio Cerqueira Cesar Neto afirma que não adianta os piscinões estarem limpos, se os córregos que chegam a eles permanecem sem manutenção. “Pode ocorrer de o córrego transbordar antes de a água chegar ao reservatório. É importante que todo o sistema seja bem cuidado”, alerta.   
Marcelo Rosenberg, engenheiro hidráulico conselheiro do Instituto de Engenharia, diz que resíduos de grande porte, como pneus e móveis jogados em rios, formam uma espécie de barragem, o que dificulta a passagem da água e causa enchente. Ele afirma que a limpeza e o desassoreamento precisam ser feitos permanentemente para que os córregos tenham sempre uma boa capacidade de vazão.
Segundo a Prefeitura, para este ano, as 31 subprefeituras juntas têm R$ 118,73 milhões para cuidar da limpeza e galerias, conforme consulta feita pelo Orçamento. Até 6 de junho, última atualização online, foram gastos R$ 49 milhões, ou 41%.  
A Prefeitura está tomando as providências necessárias para controle do problema. E a Sabesp, o que tem feito em prol da população, além de cobrar serviços que não realiza e aumentar as tarifas na conta de água? 

Deputados criticam a Sabesp, que deve volta dia 30 à Assembleia

Deputados e especialistas contestam dados e colocam em dúvida a qualidade da água
e a prestação zero de serviços de tratamento de esgotos, uma das causas do aumento da mortalidade infantil.
Noticiamos que a presidente da Cia de Saneamento do Estado de São Paulo, Dilma Pena esteve recentemente na Assembleia Legislativa, motivada pelas inúmeras reportagens do Grupo 1 de Jornais (Gazeta de Pinheiros), para esclarecer os edís e todos os presentes. Mas além de não o fazer, só fez questão de tentar promover a estatal, sem sucesso.
O deputado João Antonio mostrou a poluição causada pela empresa em quase  todos os córregos da Capital, onde despeja “in natura” o esgoto coletado das residências.  O deputado Simão Pedro contestou os dados apresentados, que a empresa cobra para tratar o esgoto, mas só o afasta das residências e despeja diretamente nos rios Tietê e Pinheiros... O deputado Geraldo Cruz, ex prefeito de Embu das Artes, focalizou o abandono nos investimentos com as cidades de Itapecerica, Taboão e Embu, além de inúmeras da grande São Paulo. Os deputados José Zico Prado e Luiz Moura enfatizaram a falta de atenção e o descaso com moradores e a população de todo o Estado.
O agigantamento da empresa a tornou supostamente  um “cabide de empregos”. E mais: segundo Julio Cerqueira Cesar Neto, engenheiro, professor aposentado de Hidrologia da USP, ex-presidente da Fundação Agência da Bacia do Alto Tietê e atualmente membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a empresa fornece água com potabilidade duvidosa para a maioria da população, não trata quase nenhum esgoto e o devolve nas fontes onde vai buscar o precioso líquido, que precisa ser altamente depurado com produtos químicos perigosos à saúde (e que há muitos anos não são usados em países desenvolvidos), como as represas Guarapiranga e Billings, rios Tietê, Pinheiros, além de centenas de córregos. Esta é a triste realidade: a empresa polui cada dia mais as mesmas fontes onde depois vai buscar a água para a população, não permitindo análise paralela de institutos gabaritados como o Adolfo Lutz e não reconhece e contesta estudos da Universidade de São Paulo, que mostram os metais pesados no líquido fornecido.
“A  Sabesp deve assumir uma postura de responsabilidade social e comunitária, que possam garantir investimentos para aumentar a oferta de água e, principalmente, o tratamento de esgotos. Tudo porque a falta de saneamento básico é um fator gerador de graves problemas de saúde pública. O que atinge, sobretudo, as camadas mais humildes da população. E, como sempre, as crianças são as mais afetadas. O resultado, infelizmente, já é conhecido: quatro crianças morrem diariamente no País em decorrência da falta de saneamento (principalmente pela ausência de esgoto sanitário), segundo revela a Fundação Nacional de Saúde”, deputada Ana Perugini.
A Sabesp será chamada novamente no próximo dia 30, na Assembleia Legislativa, para tentar esclarecer, mas deve continuar negando respostas à população, além do silêncio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, que parece desconhecer todos os problemas que a estatal vem causando à saúde pública.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Monitoramento e Suporte

Silvio Pereira
Consultor
O sonho de todo analista de suporte é poder antecipar os problemas da empresa e dos usuários. É fundamental o monitoramento dos equipamentos principais, como Servidores, roteadores, internet, impressoras e outros recursos de informática necessários ao bom funcionamento da empresa. Desenvolver também um ponto único de contato com o usuário aonde possa haver uma interação, de preferencia on-line quando necessária é importante.
Existem diversas ferramentas que procuram satisfazer estas necessidades, mas normalmente é preciso combinar algumas delas para obter um resultado desejado.
Para as grandes corporações a Microsoft possui um produto completo e complexo que satisfaz os analistas de TI, o Microsoft System Center. Alguns fabricantes de hardware, como a HP com o Open View ou IMC e a IBM com o IBM System Director possuem algumas ferramentas semelhantes que fazem o gerenciamento total do funcionamento dos equipamentos bem como aviso de alertas programados, pré-falhas ou falhas ocasionadas em alguns casos integram ambientes heterogêneos através do protocolo de gerenciamento SNMP.
Recentemente tomei conhecimento de um software muito interessante, simples de instalar e usar, totalmente WEB, que possui muitas destas funcionalidades e podem ajudar os analistas de suporte a gerenciar as pequenas e medias empresas de maneira fácil e eficiente. Este software é o SysAiD que possui uma versão gratuita mas com muitos recursos, além de possuir versões mais completas para ambientes mais complexos, vale a pena conhecer, veja mais detalhes no video do SysAid abaixo:
SysAid:
System Center:
http://www.microsoft.com/systemcenter/pt/br/default.aspx
IBM System Director:
HP IMC:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

O salto de ouro

Silvia Vinhas
BandSports
O sorriso aberto e franco de Fabiana Murer demonstra toda a felicidade da conquista pelo primeiro ouro inédito no atletismo mundial, em Daegu. O rosto da bela atleta estampado nas capas dos principais jornais do mundo revela quem é a nova estrela do salto em altura. Não é fácil voar tão alto quando se tem pela frente Yelena Izinbayeva, atual recordista mundial da modalidade, feito aliás, que conseguiu por impressionantes 27 vezes. O fantasma poderoso da russa blindava como um muro intransponível os sonhos de Fabiana.
Como ninguém é campeão por acaso, a vitória de Fabiana foi forjada na contundente determinação de quem sabe o que quer. Ela não é forte, nem veloz, mas a técnica conquistada com muito sacrifício teve a cumplicidade do técnico e marido Elson Miranda. Vale aqui minha opinião de que quando o relacionamento entre duas pessoas mistura amor e parceria, os objetivos se entrelaçam desafiando o destino e o sucesso é consequência. Que maravilhoso lutar juntos, aparando as dificuldades e enfrentando erros e acertos. Claro que a pitada valiosa nesta história teve a mão de um guru: o técnico Vitaly Petrov, fundamental na evolução de Fabiana. Ex-treinador de Isinbayeva e de Sergei Bubka, o ucraniano lapidou a técnica e deu lustre no brilho. O som do Hino Nacional, registrou a conquista soberana de uma nova rainha no patamar de Hortencia e Maurren Maggi. Mulheres poderosas em suas vidas pessoais, guerreiras , dispostas a qualquer sacrifício pelo objetivo maior de representar nosso país.
A luta só começou… sem descanso, a brasileira voltará a competir no dia 8 de setembro, na etapa de Zurique da Diamond League. Depois, vai se preparar para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em outubro, na cidade de Guadalajara.
Londres?
Bem… um salto por vez!

Corredor de ônibus pode ser utilizado por veículos particulares

Aurelio Miguel
Vereador SP
Se você se deparar com algum veículo trafegando pelos corredores exclusivos para ônibus em São Paulo, não considere esse condutor um infrator. Não se precipite. É que há algum tempo a Prefeitura Municipal aprovou essa utilização em determinados dias e horários. Finais de semana, período noturno e até mesmo em determinados horários diurnos durante a semana, são contemplados com essa liberação. Mas pouca gente sabe disso. Por isso mesmo aprovei na Câmara Municipal uma Lei que obriga ao Executivo dar visibilidade a essa informação através de placas colocadas nos corredores de ônibus. A aprovação foi em segunda votação e agora só depende da concordância do Prefeito.
Outro Projeto de Lei importante que consegui aprovar em segunda votação, foi o que dispõe sobre a emissão de gases gerados pelas obras da construção civil na cidade de São Paulo e que provocam aumento do efeito estufa. As cidades e seus administradores precisam levar em conta todos os detalhes e todas as agressões que o meio ambiente sofre.
Um outro Projeto de Lei elaborado por mim e aprovado em segunda votação na última quarta-feira é o que determina que os profissionais de Educação Física façam parte do grupo de prestadores de serviço de saúde. Dessa forma esse grupo, desde que habilitado legalmente pelo Conselho Regional de Educação Física, será beneficiado por um regime mais justo de tributação.
O quarto projeto de minha autoria aprovado na sessão da última quarta-feira, desta vez em primeira votação, é aquele que garante tratamento médico aos usuários de drogas da capital paulista. Caso a administração municipal não tenha disponível esse atendimento, ficará obrigado a assinar convênios para assim garantir o atendimento à vítima dessa tragédia pessoal, familiar e social que é a questão das drogas.
Mas, como insisto sempre neste espaço, nem só de lei é formado o trabalho dos vereadores. Tenho seguido firme na minha missão de fiscalizar os trabalhos da Prefeitura. Infelizmente temos revelado inúmeros problemas que tem sido amplamente noticiado pela Imprensa. O mais recente, algo que impressiona, é o das outorgas onerosas. Um rombo de milhões como se verá. Não admito dinheiro público tratado sem seriedade. Vamos investigar até as últimas consequencias.
Vereador Aurélio Miguel