sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Monitoramento e Suporte

Silvio Pereira
Consultor
O sonho de todo analista de suporte é poder antecipar os problemas da empresa e dos usuários. É fundamental o monitoramento dos equipamentos principais, como Servidores, roteadores, internet, impressoras e outros recursos de informática necessários ao bom funcionamento da empresa. Desenvolver também um ponto único de contato com o usuário aonde possa haver uma interação, de preferencia on-line quando necessária é importante.
Existem diversas ferramentas que procuram satisfazer estas necessidades, mas normalmente é preciso combinar algumas delas para obter um resultado desejado.
Para as grandes corporações a Microsoft possui um produto completo e complexo que satisfaz os analistas de TI, o Microsoft System Center. Alguns fabricantes de hardware, como a HP com o Open View ou IMC e a IBM com o IBM System Director possuem algumas ferramentas semelhantes que fazem o gerenciamento total do funcionamento dos equipamentos bem como aviso de alertas programados, pré-falhas ou falhas ocasionadas em alguns casos integram ambientes heterogêneos através do protocolo de gerenciamento SNMP.
Recentemente tomei conhecimento de um software muito interessante, simples de instalar e usar, totalmente WEB, que possui muitas destas funcionalidades e podem ajudar os analistas de suporte a gerenciar as pequenas e medias empresas de maneira fácil e eficiente. Este software é o SysAiD que possui uma versão gratuita mas com muitos recursos, além de possuir versões mais completas para ambientes mais complexos, vale a pena conhecer, veja mais detalhes no video do SysAid abaixo:
SysAid:
System Center:
http://www.microsoft.com/systemcenter/pt/br/default.aspx
IBM System Director:
HP IMC:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário