sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fórum Regional do Butantã é finalmente inaugurado

No dia 2 último o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador José Roberto Bedran inaugurou o Fórum Regional XV – Butantã (localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 150),  totalmente digital para atender às necessidades dos profissionais da área com tecnologia aplicada diretamente a favor da Justiça.
Estiveram presentes também à solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Paulo Dimas de Bellis Macaretti; o presidente da Academia Paulista de Direito, Rogério Donnini; os juízes do Fórum Digital do Butantã, Mônica de Cássia Thomaz Perez  Reis Lobo, Mônica Lima Pereira, Renata Coelho Okida, Luís Gustavo da Silva Pires, Blanca Ruffolo Chojnak; os vereadores José Rolim e Aurélio Miguel, o presidente da OAB Pinheiros Maurício Januzzi, o presidente da Comissão Pró-Criação e instalação do Fórum, José Sérgio Toledo Cruz,  juízes e assessores da presidência do TJSP e da presidência de Direito Criminal, desembargadores, magistrados e secretários de governo.
Sonho realizado
A comunidade do Butantã e de toda a região presente estranhou, no entanto, que durante a cerimônia não ter sido feita nenhuma menção ao trabalho da Comissão Pró-Criação e Instalação do Fórum (que teve na presidência José Sérgio Toledo Cruz, e os membros ativos Márcio Sanzi, Oduvaldo Donnini, Marly Baruffaldi, Aparecida Cardacci, José V. Laino, Augusto Galimberti, Raimundo de Castro Costa e José Gilberto Martins),  que por 12 anos lutaram pela concretização da obra. Tão pouco foi lembrado o mesmo trabalho da OAB Subsecção de Pinheiros, presidida por Maurício Januzzi, que no mesmo dia também inaugurou e instalou a Sala dos Advogados Digital, pois a 93ª Subseção será a responsável pela futura criação da co-irmã OAB-Butantã. O local contará com uma central facilitadora para o advogado de peticionamento eletrônico, contando com três computadores em rede com o TJ.
Pode ser que muitos dos que lá estiveram presentes não reconheçam o trabalho destas entidades, mas justiça seja feita, é um premente à comunidade do Butantã.
Empresas parceiras
A Empresa Serra Engenharia e Arquitetura  foi, desde o início, a responsável pelas obras modernas, confortáveis e com equipamentos de última geração. A Comissão Pró-Instalação do Fórum acompanhou todas as fases da reforma e construção, recebendo uma atenção especial da empresa construtora que, nas diversas visitas, davam as informações necessárias.  
Juntamente com a engenharia e arquitetura da Secretaria de Administração do TJ-SP, o engenheiro Carlos Serra, após apresentar um “Estudo de Reforma e Adaptação” do imóvel, iniciou os projetos que culminaram na execução do atual prédio, cuja obra teve também a participação da Bimetal, Fast Air, Wallplac e Udiaço, importantes empresas do ramo da construção civil.   
Atuação do novo Fórum 
O novo fórum conta com duas Varas Cíveis, duas da Família e das Sucessões e a Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (esta com competência para atender Butantã, Lapa e  Pinheiros) e tem como diretora a juíza Margot Chrysostomo Correa, também responsável pela 2ª Vara da Família e das Sucessões).
Os fóruns digitais não têm autos de processos físicos, uma vez que todos os atos processuais são realizados através de peticionamento eletrônico. Com esses procedimentos, há mais celeridade nos julgamentos, pelo fato de advogados e partes não necessitarem ir ao fórum para protocolar documentos.  
O Fórum Regional do Butantã se soma o Juizado Especial Cível Central – JEC Vergueiro, Fórum Regional XII – Nossa Senhora do Ó, Fórum de São Luis do Paratinga, e os Fóruns Distritais de Artur Nogueira, Buri, Flórida Paulista, Nazaré Paulista, Ouroeste, Pirangi e Salto de Pirapora, todos totalmente digitais.

Um comentário:

  1. esse forum atende casos de pensao alimenticia.
    como faço pra saber ?

    ResponderExcluir