Os usuários da Linha 4 - Amarela do Metrô viajarão um pouco mais apertados nos vagões a partir do final de setembro, quando devem ser inauguradas as estações República e Luz, no centro da cidade. De acordo com estimativas da ViaQuatro, empresa privada responsável pela administração do ramal, o número de passageiros deverá aumentar significativamente, passando de 190 mil por dia para 700 mil.
Com as novas paradas, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) estima que um em cada cinco passageiros das linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha passe a utilizar a Linha 4 - Amarela, desafogando a Estação Sé, a mais sobrecarregada do sistema. No último dia 6, houve recorde de lotação no metrô paulistano, com 4.150.447 pessoas transportadas.
Para reduzir o desconforto nos vagões, o Metrô pretende adquirir a partir de 2013, novos trens sem divisória para todos os ramais. Os modelos serão semelhantes aos que trafegam pela Linha 4, de fabricação coreana.
Novos horários
Também a partir de setembro, a Linha 4 deverá operar em período integral, das 4h40 até meia-noite, inclusiva nos finais de semana. Hoje os trens param de circular às 21h, e somente de segunda à sexta-feira.
Taboão da Serra - zona Norte
O governo do Estado cogita ampliar a Linha 4 - Amarela além do traçado Luz-Vila Sônia, que tem a conclusão prevista para 2014. A partir da zona Oeste, os trilhos serão estendidos até o município de Taboão da Serra. No caso da Estação Luz, há um túnel para manobra das composições, podendo ser utilizado como uma continuação do ramal em direção à zona Norte, no bairro do Pari. Os primeiros estudos sobre as próximas etapas devem ser iniciados em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário