Expresso será implantado paralelo à Linha 9, economia de 15 minutos entre Pinheiros e Barueri |
O governo do Estado pretende implantar até 2015 uma linha expressa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entre o bairro de Pinheiros e o município de Barueri. O ramal terá apenas quatro paradas (Pinheiros, Osasco, Carapicuíba e Barueri), permitindo que o percurso seja realizado em até 20 minutos, uma economia de tempo de 15 minutos em relação ao trajeto atual, percorrido por meio de uma conexão entre as linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda, com 11 estações ao longo do trajeto.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos ainda desenvolve o projeto funcional da nova linha de trem, em fase de conclusão. O Expresso Oeste-Sul, como foi batizado o ramal, partirá da Estação Pinheiros da Linha 4 - Amarela do Metrô, terá 20,8 quilômetros e trens semelhantes aos operados hoje pela CPTM. A tarifa será a mesma da cobrada pela empresa estatal, R$ 2,90.
O expresso permitirá ainda conexão com um futuro prolongamento da Linha 8, em direção a Alphaville. Os dois projetos serão incluídos pelo governo no Plano Plurianual (PPA) de 2012 a 2015. Os contratos com as empresas interessadas na iniciativa podem ser assinados até dezembro, para que as obras sejam iniciadas em 2013 e entregues em 2015, ao custo de R$ 808 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário