sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Servidores para uso doméstico

Silvio Pereira
Consultor
Servidores, há 20 anos, eram chamados de Mainframe, somente as grandes empresas tinham o privilegio de possui-los, necessitavam de uma infraestrutura elétrica e de ar condicionado sobrenatural, faziam todas as atividades de informática que eram possíveis na época e ficavam trancados a quatro paredes aonde o local era identificado como CPD (Centro de processamento de dados).
Com o advento dos microcomputadores, algumas atividades que necessitavam de maior agilidade a mudanças e eram centralizadas nestes grandes computadores começaram a serem passadas diretamente para o usuário final devido ao grande lançamento dos processadores de texto e das planilhas de calculo. Foi o grande começo da era da descentralização. Os microcomputadores e os softwares evoluíram e foram criados os Servidores Intel, que na pratica não necessitarão de uma infraestrutura tão dimensionada, a um custo muitas vezes inferior ao Mainframe e passaram a popular todas as empresas de médio e grande porte, em quase toda a totalidade do ambiente de TI.
Os pequenos Servidores já estão presentes na maioria das empresas menores, mas ainda necessitam de algum gerenciamento por parte de técnicos ou pessoas com alguma experiência em informática para administra-los.
Com o aumento expressivo de equipamentos que precisam se conectar dentro de casa, surgiu à necessidade do Servidor doméstico, ou seja, um aparelho que armazene todas as informações como: musica, filmes, fotos, vídeos e arquivos possibilitando a troca de informações entre pessoas e aparelhos como Smart TV, Blu-Ray, games, câmeras, iPhone, iTouch, iPad e sendo fáceis de gerenciar. Para os amantes do Windows, a Microsoft possui um sistema operacional chamado Windows Home Server 2011. Para os amantes da Apple existe uma solução completa intitulada Mac Mini com Lion Server, que possui características muito interessantes para pequenas empresas, incluindo até acesso de PCs e Macs sem limite de usuários. Para usuários que gostariam de ter um produto independente da plataforma, poderão utilizar um NAS (Network Access Server), que possibilita os mesmos tipos de serviços dos anteriores. A minha recomendação é o Iomega StorCenter. Entre no nosso blog e acesse os links dos produtos para conhecer melhor as soluções.
Microsoft Home Server:
Apple Mac Mini:
Iomega StorCenter:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, acesse o nosso Blog em: http://grupo1info.blogspot.com.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: mailto:spereira@gn2.com.brr

Nenhum comentário:

Postar um comentário