sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pedestre divide calçadas com lixo e entulho

Sacos de entulho dificultam passagem de pedestres
Mesmo que a recém chegada do Metrô represente um avanço na qualidade de vida dos moradores e comerciantes de uma região, quem passa pelas calçadas dos dois terrenos da futura Estação Fradique Coutinho, na Rua dos Pinheiros, precisa conviver diariamente com lixo e entulho pelo caminho, acumulados também nas áreas cercadas pelos tapumes.
Ao lado do prédio operacional da estação, restos de móveis são depositados com frequência. Segundo alguns comerciantes das imediações, que não quiseram se identificar, o material é descartado por carroceiros durante a madrugada. “Eles deixam tudo o que não compensa levar, até colchões encontramos aqui”.
Já na outra calçada, no entorno do terreno do Metrô utilizado como passagem pela construtora que ergue um empreendimento na Rua Fradique Coutinho, as lixeiras instaladas junto aos tapumes estão danificadas e sacos de entulho são aglomerados. “Andar com o carrinho de bebê é difícil, pois além das outras pessoas, tenho de desviar de madeiras e tijolos quebrados”, afirma a professora Célia Leu, que passa toda semana pelo local.
Mas não é apenas o lixo que representa obstáculos para quem circula no passeio. “No trecho em frente ao prédio da estação é complicado passar, pois as divisórias instaladas pelo Metrô estão próximas demais dos postes, atrapalhando o caminho também do outro lado da rua”, afirma o engenheiro André Henrique Ferreira, cadeirante.
Para a Associação de Moradores e Empresários de Pinheiros (AMEPI), a preocupação vai além da sujeira. “Estamos no desenvolvimento de um projeto sobre um bulevar na Rua dos Pinheiros, que envolve a reforma das calçadas. Mas como iremos executá-lo, se os tapumes podem permanecer no mesmo lugar até 2014?”, questiona a presidente da entidade, Ana Maria Mortari. A Estação Fradique Coutinho faz parte da segunda etapa da Linha 4 - Amarela, prevista para ser concluída ao longo dos próximos três anos.
Providências
Sobre o lixo no passeio, a Subprefeitura de Pinheiros afirma que realizou vistoria nos locais citados e que enviará ofício à Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para a realização da manutenção.
Por sua vez, a estatal afirma que o pavimento está em condições de uso e quanto à área dos terrenos, até amanhã (20), uma empresa contratada fará o serviço de limpeza.
Já a liberação do restante da calçada para o bulevar, o Metrô afirma que os trabalhos a serem executados e as interdições necessárias serão definidos após a conclusão dos projetos executivos da segunda fase da Linha 4 - Amarela e contratação da construtora responsável.
Diego Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário