sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Wireless – Longo alcance

Silvio Pereira
Consultor
O uso do wireless nas residências e pequenos escritórios virou rotina no Brasil surgindo alguns pontos importantes a serem analisados para evitar os transtornos mais comuns como: interferência de outros equipamentos sem fio, perda de sinal, baixa velocidade e pouco alcance. A evolução da tecnologia de wireless esta trazendo algumas melhorias, porém não são todos os equipamentos que podem utilizar destes avanços porque ainda alguns novos produtos estão saindo com tecnologias antigas. A ultima tecnologia de wireless é a N (802.11n), que possibilita trabalhar em uma frequência de 2,4 Ghz, compatibilizando com as redes B (802.11b) e G (802.11g), e a 5,0 Ghz compatível também com o wireless A (802.11a). A venda de produtos N esta mais acelerada para a versão de 2,4Ghz, pois além de ter um custo menor, possibilita a compatibilidade com as versões antigas mais utilizadas B e G. Existem alguns equipamentos mais modernos chamados de “Dual Band” que implementam as duas frequências 2,4Ghz e 5,0Ghz possibilitando que tanto os equipamentos antigos e os novos possam se conectar com a melhor qualidade possível. Nas residências brasileiras ainda possuímos um problema diferente da americana, pois as nossas estruturas nas paredes fazem com que a perda de sinal seja mais acentuada. Uma maneira de resolver este problema e melhorar o alcance é a utilização de repetidores que se conectam através de wireless e expandem o sinal para outros equipamentos sem a necessidade de cabos. Com o advento do uso da banda larga para conectar as TVs, Blu-Ray e vídeo games este recurso de repetidor pode ser muito útil para evitar a passagem de cabos.
Veja algumas soluções em:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, acesse o nosso Blog em: http://grupo1info.blogspot.com .
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário