sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um Sonho ou um Mito – Steve Jobs

Silvio Pereira
Consultor
Desde a minha juventude acompanho o mercado de informática de perto. Lembro-me que o primeiro microcomputador que usei era um Apple II. A linguagem Basic e os programas que passei dias executando eram desafios para o meu pensamento lógico e naquele momento nunca imaginaria que num curto espaço de tempo, uma pessoa normal, como Steve Jobs, criaria uma interface de fácil uso e ajudaria a integrar todas as pessoas do planeta.
Iniciei a minha carreira nesta área em 1984 e os equipamentos possuíam uma interface texto de difícil utilização. Os grandes softwares da época eram os processadores de texto WordStar e a planilha de cálculo Visicalc. O sonho começou quando conheci uma maquina fantástica, nunca antes imaginada chamada Apple Macintosh. A interface gráfica construída pelo gênio da Apple, Steve Jobs, e sua equipe inspirada na tecnologia da Xerox revolucionaria este mercado. A saída de Jobs da Apple coincidiu com o inicio da reserva de mercado no Brasil em 1985 que durou até 1991 impossibilitando a maioria dos brasileiros criarem uma cultura Apple mais naturalmente. Os PCs que eram construídos no Brasil tinham projetos 100% internacionais e ficariam nas nossas lembranças infelizmente impostas. Com a abertura do mercado tive a oportunidade de trabalhar no primeiro distribuidor Apple no Brasil (Compusource) e voltar a me encantar com estes equipamentos que permitiram a Microsoft lançar um sistema operacional gráfico olhando sempre para a Apple como a sua inspiração. O gênio da Apple Jobs voltaria em 1996 e transformaria a empresa novamente até hoje com as suas ideias inovadoras.
Nunca me esquecerei do vídeo de lançamento da Apple em 1984 sobre o Macintosh que foram passados nos intervalos da final do Super Bowl, que cutucavam a IBM e lembrava o grande livro 1984 de George Orwell, vale a pena recordar veja abaixo:

Parabéns para este gênio chamado Steve Jobs e tenho certeza que os amantes da Apple, como eu, torcem pela sua total recuperação e participação ativa.
Li uma definição muito interessante e gostaria de finalizar dizendo: “O sonho esta para o individuo como o mito esta para o coletivo”.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário