Para TCM, projeto recuperado por Kassab precisaria de nova licitação |
Idealizado em 1989 pelo ex-prefeito Jânio Quadros, o Bulevar JK, a ser implantado na Avenida Juscelino Kubistchek, jamais saiu do papel, mas já gastou R$ 40 milhões dos cofres municipais, aplicados em pequenas obras nas vias da região. A principal intervenção, a construção de um túnel ligando a Avenida 23 de Maio ao bairro do Morumbi, nunca foi feita.
O projeto chegou a ser iniciado na administração de Jânio Quadros (1986-89), quando foi realizada licitação com a construtora Camargo Corrêa. Mas, por sua vez, Luiza Erundina (1989-92) mandou aterrar o canteiro de obras quando assumiu a Prefeitura de São Paulo. Desde então, o contrato estava abandonado, até que em 2007 foi retomado por Gilberto Kassab.
Antes de ser executado, o projeto teria de passar por uma atualização, com um novo edital, pois o Tribunal de Contas do Município (TCM) apontara que havia aditivos acima do valor original em mais de 110%. Posteriormente, a Prefeitura elevou ainda mais o contrato, com pequenas obras de drenagem, pavimentação e iluminação. Outras intervenções especificavam aberturas de novos viários no bairro da Vila Olímpia.
Já em 2008, começaram alguns trabalhos, como implantação de canteiros e sistemas de canalizações subterrâneas, podas de árvores e recolhimento de entulho, tarefas que estariam orçadas em cerca de R$ 40 milhões, valor repassado à Camargo Corrêa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário