sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cartada de Mestre

Silvia Vinhas
BandSports
Criticado ou amado, polêmico ou irreverente...mas me desculpem, competente. Que atire a primeira pedra quem não admite as conquistas de Andrés Sanches! Talentoso, o dirigente conseguiu o quê até hoje nenhum cartola chegou perto.
Relembrando, o presidente do Corinthians era um forte aliado de Juvenal Juvêncio, do São Paulo, e levava aos cofres do tricolor paulista, milhões de reais por ano por conta de todas as partidas disputadas no Morumbi. A ruptura veio em 2009 quando Juvenal recusou entregar 450 convites extras para o clássico paulista. Andrés, enfurecido, transformou o Pacaembu em sua casa e Juvenal em inimigo mortal dando início a uma sólida carreira, surpreendendo a todos com sua força política e habilidade em negociar. Como consequência, em 2010 foi designado pelo novo aliado, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como chefe da delegação do Brasil na Copa do Mundo. Na volta da África do Sul voltou às manchetes numa manobra de mestre. Desafiou e abandonou o Clube dos 13 até então entidade inabalável reguladora do Campeonato Brasileiro que defendia direitos televisivos. O efeito dominó contagiou outros clubes isolando o São Paulo, que depois se rendeu à negociação de cada time diretamente com a Globo. Essa iniciativa aumentou significativamente a receita dos clubes e a força de Andrés perante eles. A maior vitória, no entanto, foi a arena do Corinthians. Após anos sendo apenas promessa, a construção tornou-se realidade. De quebra, Andrés desbancou seu desafeto e tirou o Morumbi do páreo, provocando uma decisão inédita da Fifa: escolher um estádio que nem tinha ainda saído do papel, para abertura da Copa do Mundo de 2014. No final do ano, deixa  o cargo de presidente do clube pelo estatuto que ele mesmo criou em 2011, apesar de ter ainda 93% de aprovação para continuar no cargo. Em 2012, assume a Diretoria de Seleções da CBF.
Na simplicidade exaltada por ele mesmo, no jeito contestador, numa arrogância estudada (quem o conhece sabe de sua gentileza), Andrés está começando uma nova história, dentro de sua própria jornada. O pioneirismo em trazer Ronaldo, abriu as portas de uma nova era no futebol brasileiro com a verdadeira valorização de nossos craques. Tenho certeza que os voos  agora serão mais altos, dentro dos limites de gestão esportiva e oportunidades, sem ultrapassar a barreira da dignidade  de um homem do povo, que venceu.
O Brasil é um país que vive de resultados, o torcedor não admite falhas nem derrotas... e Andrés, deu uma cartada de mestre.
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário