sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Faria Lima pode ganhar mais prédios

Proposta que libera mais prédios na Faria Lima deve ser aprovada em definitivo no próximo dia 15
A Câmara Municipal aprovou em primeira votação na última quarta-feira (30), a construção de novos prédios nas imediações da Avenida Brigadeiro Faria Lima, um dos endereços mais nobres da cidade. A proposta deve liberar mais 452 mil m2 para o mercado imobiliário por meio da negociação de 500 mil Certificados de Potencial Construtivos (Cepacs), títulos que podem ser revertidos em melhorias urbanas na região dos empreendimentos.
Para que o projeto de Kassab vire lei ainda é necessária uma segunda votação na Câmara, que deve acontecer no próximo dia 15. Na primeira sessão, foram 39 votos a favor, dez abstenções e nenhum contra. No entanto, vereadores da oposição criticam a iniciativa. Aurélio Miguel (PR) defendeu a vinculação dos recursos obtidos por meio dos Cepacs à construção de moradias populares no perímetro da Operação Urbana Faria Lima, onde a avenida está inserida.
Com as operações urbanas, as incorporados podem erguer edificações acima do permitido pelo Plano Diretor desde que seja paga uma outorga onerosa como compensação. Em seguida, o valor é reinvestido em melhorias na região do empreendimento que excedeu os limites construtivos.
Para Aurélio Miguel e outros vereadores contrários à Kassab, os 637 mil títulos liberados até hoje não resultaram em investimentos sociais na área compreendida pela Operação Urbana Faria Lima, com favelas ao longo da Marginal do Pinheiros. A ala de oposição da Câmara estima que os títulos já vendidos correspondam a R$ 760 milhões em caixa.  
Caso mais Cepacs sejam aprovados pelo Legislativo paulistano, novos prédios devem surgir no entorno do Largo da Batata e das avenidas Frederico Herman Júnior, Pedroso de Morais, Eusébio Matoso, Hélio Pellegrino, Santo Amaro e Bandeirantes. A Prefeitura calcula arrecadação de no mínimo R$ 3 bilhões com o próximo leilão de títulos, que serão aplicados na reurbanização da favela Real Parque e na futura Linha 20 - Rosa do Metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário