sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Viadutos terão vistoria para evitar acidentes

Inspeçao urgente nos viadutos da Teodoro Sampaio
Para evitar que casos semelhantes ao do desabamento de parte da Ponte dos Remédios ocorram em outras estruturas viárias na cidade, a Prefeitura de São Paulo irá inspecionar em caráter de urgência os viadutos da Rua Teodoro Sampaio que passam sobre as ruas Mateus Grou e Joaquim Antunes.
Os dois locais serão incluídos num pacote de 21 obras em pontes e viadutos que a administração municipal considera prioritárias. Também fazem parte da lista a passagem inferior Euryclides de Jesus Zerbini, o Viaduto Santo Amaro e a Ponte do Jaguaré. As intervenções foram relacionadas na Agenda 2012, projeto com metas para a Capital a serem cumpridas nos próximos dois anos.  
No último dia 23, a passagem para pedestres da Ponte dos Remédios, situada entre o bairro da Vila Leopoldina e o município de Osasco, cedeu durante a madrugada, mas sem vítimas. O desabamento fez com que a Prefeitura de São Paulo abrisse concorrência para a realização de vistorias nas mais de 450 estruturas viárias da cidade.
Porém, o estado precário de conservação da maioria dos viadutos não é novidade. “Há seis anos solicitei à administração uma vistoria nos viadutos da Teodoro, que chegou a ser realizada, mas depois, nada mais foi feito”, afirma Luiz Eugênio de Dall’Ollio, morador e ex-presidente da Associação de Moradores da Rua Mateus Grou. Segundo ele, as passagens apresentam possíveis indícios de má conservação. “É comum surgirem goteiras em alguns pontos do viaduto. Se ocorrer algum problema mais grave, o trânsito na Teodoro terá de ser interditado”, alerta Dall’Ollio.
Segundo especialistas de órgãos como o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) e Instituto de Engenharia, o tempo para que pontes e viadutos comecem a se danificar é de aproximadamente 50 anos. Depois desse período, as estruturas passam a ser desgastadas por infiltrações e tráfego de veículos pesados. Os viadutos da Teodoro Sampaio foram construídos por volta dos anos 1950, quando a frota de automóveis em São Paulo era menor.

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