Trânsito durante a madrugada na Faria Lima influência também em outras avenidas, como no caso da Rebouças |
Na maioria das grandes vias da Capital, o tráfego intenso que se forma durante o final da tarde geralmente diminui ao longo da noite. Porém, em algumas regiões o fluxo de veículos se estende até a madrugada, como no caso da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que além de ser um importante centro financeiro paulistano concentra bares e casas noturnas nas suas imediações. Porém, outros motivos fazem com que o trânsito não se dissemine após as 23h na via.
Segundo alguns especialistas em tráfego, a programação deficiente de semáforos e as poucas faixas de circulação colaboram para que o motorista tenha dificuldades em se deslocar na Faria Lima de madrugada, principalmente nos finais de semana. Situação semelhante ocorre também nas avenidas Santo Amaro e Jornalista Roberto Marinho.
Outros fatores que agravam a situação nas avenidas a partir da 0h estão a ausência de fiscais de trânsito e o não funcionamento integral do transporte público, como as linhas de ônibus e metrô. “Algumas vias da cidade desenvolveram mais de um perfil ao longo dos anos. A Faria Lima, por exemplo, é um centro de negócios no período diurno, mas à noite um reduto voltado ao lazer. A administração pública não se preparou para as mudanças dessa demanda”, explica o engenheiro de trânsito Artur Mendonza Saad.
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