sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Informática | HD Externo USB 2.0

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
HD Externo USB 2.0
O armazenamento de informações tem crescido de forma exponencial, as fotos nas maquinas digitais nos últimos anos passaram de 1 Megapixel para 12 Megapixel, as imagens de vídeo geradas estão migrando para HD (High Definition) aumentando drasticamente o espaço ocupado nos nossos discos rígidos (HD), porém felizmente os computadores também evoluíram dos antigos 40 GBytes para os atuais 320 ou 500 GBytes internos.
Independente da evolução dos discos internos dos computadores, a opção de possuir um disco externo USB é uma ótima prática para armazenar estas informações que normalmente não são usadas no dia a dia, porem tem valor pessoal  e sentimental.
Alem de ter opção de armazenar informações importantes externas ao computador para qualquer emergência ou por segurança, a outra grande vantagem de possuir um HD externo USB é que as novas TVs LCD HD e alguns blu-ray players possuem entradas USB inteligentes que proporcionam visualizar todas as suas fotos e filmes diretamente ligados a eles sem necessitar de um computador.
Se você é um grande gerador de fotos, filmes e musicas, não deixe de ter um disco externo USB, você verá que o seu computador ficara mais rápido para as atividades diárias e com muito mais espaço que o habitual. Devido à portabilidade e o recurso de conexão a outros dispositivos, o HD externo USB propiciou mostrar aos seus amigos e parentes as suas conquistas artísticas de som e imagem sem a necessidade de um computador.
Aproveitem que os discos externos USB 2.0 estão numa fase tecnológica madura, proporcionando portabilidade, capacidade de armazenamento de 250 a 500 GB com preços inferiores a R$200,00.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Arbitragem | Experiencia com Tecnologia

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
EXPERIÊNCIA COM TECNOLOGIA

Na semana passada apitei o primeiro jogo de futebol com utilização do vídeo para corrigir possíveis erros de arbitragem. Uma experiência inédita em um jogo entre Paulistas contra Cariocas, onde teve várias propostas de mudanças nas regras de futebol:
Cartão Azul – A pedido dos jogadores, foi testada a possibilidade de aplicar cartão azul em pequenas ações de indisciplina, ou seja, uma punição intermediária entre o amarelo e o vermelho, principalmente em casos de dois cartões amarelos. Os jogadores criticam muito quando são expulsos por já terem recebido cartão amarelo e cometem pequenas infrações, como por exemplo: tirar a camisa na comemoração de gol, puxar a camisa do adversário, tocar a mão na bola de forma intencional e outras.
Substituições – Permitir o retorno ao campo de jogo de jogadores que são substituídos. Como o condicionamento físico está cada vez mais intenso e exigente, isso permite que os jogadores descansem, melhorando a técnica do jogo.
Utilização de Vídeo - Os técnicos poderiam “desafiar”, como no tênis, uma jogada a cada tempo de jogo. Sem discutir a confusão pelo tumulto gerado na beira do gramado, pela inovação e curiosidade, e, também pela quantidade de pessoas envolvidas, os lances questionados foram revistos e decididos.
Não é em apenas uma partida de futebol que se faz experiências com inovações das regras, é necessário um campeonato inteiro e com partidas não “amistosas”.
Em nenhum momento objetivamos implantar as imagens no próximo campeonato. Nosso objetivo foi abrir a discussão e mostrar que é viável. A discussão está aberta. Os leitores podem participar opinando em nosso e-mail.
UM FELIZ NATAL E 2011 COM MUITAS REALIZAÇÕES!!!

Esportes | Divisor de Águas

Silvia Vinhas
BandSport
DIVISOR DE ÁGUAS
O divisor de águas é aquele momento em que você toma uma decisão que vai mudar sua vida dali pra frente ou um acontecimento emblemático que será lembrado eternamente. A vida é feita de escolhas, aliás, somos as nossas escolhas. Mas como saber ao certo o rumo ideal? A vida também é feita de oportunidades que chegam, muitas vezes, silenciosas, apenas para os atentos aos detalhes. Minha vida está cheia de divisores de águas. Certas ou erradas, as escolhas são feitas com coragem e determinação. Deixar o Brasil como dentista e seguir em frente como jornalista. Surpreender o mundo do automobilismo como única repórter mulher, entrevistar Michael Jordan grávida de nove meses dentro do vestiário do Chicago Bulls, desfrutar da companhia de dois ícones mundiais da Formula Um, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, no meio do deserto de Phoenix, aprender, errar, aprender e errar de novo.
O esporte ensina tanto ou mais que a vida. Ninguém é campeão por acaso. Muitas derrotas antecedem a gloria. Subir o lugar mais alto do pódio exige sacrifícios às vezes insuportáveis e doloridos. Chorei com Maurrem Maggi, no ouro olímpico em Pequim, porque sei bem qual o valor da conquista para essa guerreira. Quantos atletas desistiram de suas vidas pessoais, aniquilaram seus músculos e tendões, em nome de um amor maior o de vencer seus próprios limites e o de alcançar o intransponível.
A Copa do Mundo na África, sem dúvida, foi um divisor de águas para o futebol mundial. Desafiou todos os prognósticos dos mais renomados analistas, que se renderam ao polvo Paul, aclamado por suas acertadas previsões. A magia do futebol uniu um povo e com a benção de Mandela, os africanos continuam surpreendendo. No Mundial de Clubes, o Mazembe do Congo, calou os colorados do Internacional, mostrando que a força está muito mais na determinação do que no talento.
A Copa do Mundo na África foi principalmente, um divisor de águas em minha vida. Lá descobri novos caminhos, abri novos horizontes, reconheci novos valores e o mais importante, encontrei o amor.

Politica | Futuro 2011

Aurelio Miguel
Vereador SP
Vamos falar do futuro, pois
quanto ao que passou nada
mais podemos fazer
Quando nos aproximamos do final de um ano é quase irresistível lançar um olhar para trás, analisando tudo aquilo que fizemos. E quando se tem um ano produtivo, como o que tive como vereador da cidade de São Paulo, a vontade fica ainda maior. Faz bem para a nossa vaidade exibir números, valores, ações vitoriosas e promessas cumpridas. Mas tudo isso nada mais é do que obrigação cumprida. E, bons ou ruins, os fatos do passado, no passado estão e não há mais nada a fazer. Exceto é claro, apurar responsabilidades quando houver desvios de conduta dos administradores públicos.
Relativamente às minhas ações de 2010, quem acompanha esta coluna sabe o que tenho feito para respeitar meus compromissos. Quem visita meu site (www.aureliomiguel.com.br) também conhece meu trabalho como vereador. Da mesma forma os que seguem o site da Câmara Municipal (www.camara.sp.gov.br) e lêem os informativos de meu mandato. Portanto, no enceramento de 2010, vou falar do futuro.
Claro que não vou dar início a um processo de adivinhação, chutando meus palpites sobre os acontecimentos de 2011. Mas quero lançar aqui neste espaço democrático meus compromissos políticos para esse ano que se aproxima. Na verdade uma renovação da minha proposta de trabalho. Fiscalização do trabalho do Executivo, fiscalização do uso do dinheiro público, atenção à qualidade dos serviços públicos prestados, elaboração de leis e apoio às boas leis propostas por outros vereadores e, sobretudo, respeito à inteligência e dignidade do eleitor paulistano.
Termino o ano de 2010 da mesma forma como irei começar o próximo período. Ou seja, pedindo CPIs para apurar irregularidades na administração pública, apontando desvios de recursos e de comportamentos e outras mazelas. Reafirmo minha posição quanto ao entendimento da importância do papel de fiscalizador que tenho como vereador da capital paulista. Levo essa responsabilidade às últimas conseqüências.
Uma nova configuração política se apresentará na Câmara Municipal de São Paulo em 2011. O prefeito Gilberto Kassab conquistou maioria na mesa diretora da casa. Para tal, contrariando aquilo que diz, forçou todas as barras possíveis e imagináveis. Nem ele acredita nessa argumentação. Mas essa mudança em nada vai alterar meu comportamento na missão de exigir que o Executivo respeite o cidadão paulistano. Nem mais, nem menos. Vou seguir implacável na batalha para que o poder executivo cumpra suas obrigações, fato que não vem fazendo na intensidade necessária desde o início da gestão Kassab.
Espero que em 2011 tenhamos ainda mais vitórias para comemorar. Que a cidade que escolhemos para viver fique melhor, mais humana, cada vez mais próxima daquilo que desejamos que ela seja. E que todos sejamos bafejados pela alegria, pela felicidade por contar com um bom serviço de saúde, uma educação de primeiro mundo e uma segurança sem sobressaltos. Que em 2011 possamos alcançar aquilo que não conseguimos em 2010. Boas festas a todos!

Vereador Aurélio Miguel
Líder do PR na Câmara Municipal de São Paulo

Editorial | Ditadura Religiosa

DITADURA RELIGIOSA
No Irã de Lula “viúva comete adultério”
Depois que o mundo inteiro protestou contra a selvagem pena a que seria submetida a viúva iraniana Sakimet Ashtiani (morte por apedrejamento), o governo de Ditadura/Religiosa para justificar um crime inexistente (adultério), mudou a execução da pena para a de enforcamento. Essa artimanha é própria de países de regime abominável, odiado, detestável como o do Irã.
Na decretação da pena por apedrejamento, a presidente eleita Dilma Rousseff, ainda candidata declarou horrorizada: “Uma coisa bárbara, mesmo considerando usos e costumes de outros países”. Manifestação moral contra uma ação física de ditadores iranianos. Ao contrário de Dilma, Lula nada disse sobre a pena bárbara, e fugindo da moral, declarou: “O Brasil receberá Sakinet, como exilada”. Nada mais disse, nada mais falou e nada mais lhe foi perguntado. Mas abraçou fortemente o presidente ditador/religioso, Mahmoud Ahmadinejad, que mantém encarcerados centenas de opositores políticos, não permitindo que a Comissão dos Direitos Humanos da ONU constatasse as condições do encarcerados. Assim, voltamos novamente a este assunto, porque exilados iranianos refugiados na Turquia, Inglaterra, França e Estados Unidos, solicitaram ao presidente Lula que intercedesse junto ao governo iraniano para por fim aos fuzilamentos sem julgamento de presos políticos. E nos perguntamos: como pode uma viúva (sem marido) cometer adultério?  
É como disse a nossa presidente eleita Dilma Roussef, “uma coisa bárbara...”
E nós completamos uma coisa bárbara às barbas do presidente Lula, ex-quase-sem cargo.

O. Donnini, jornalista e advogado.

Dicas | Ceia Natalina 2

CEIA NATALINA 
Novas dicas para a sua festa

Nesta última edição de final de ano, confira novas receitas de ceia para você receber seus familiares e amigos.  
Além dos enfeites, da decoração e dos presentes, o cardápio é parte fundamental para o sucesso da festa! Para a sobremesa, geralmente panetones, manjar, rabanadas, salada de frutas e é claro, o tradicional Peru não podem faltar na mesa de sua ceia natalina. O acompanhamento fica por conta de um bom vinho tinto. 
Veja a seguir, como preparar uma ceia natalina com um toque especial de requinte, mas sem gastar muito.    

Pernil agridoce

Ingredientes 
- 1 pernil de 5 kg
- 1 cebola
- 1 cabeça de alho
- 3 copos de vinagre
- Suco de 2 limões
- 1 colher de sopa rasa de sal, para cada quilo de pernil
- Pimenta do reino a gosto
- 1 copo de vinho branco
- 1 copo de calda de ameixa
- 1 copo de calda de pêssego
- 1 copo de suco de laranja 
Modo de preparar 
- Bater no liquidificador: cebola, alho, vinagre, suco dos limões, sal e pimenta
- Colocar o líquido em uma seringa grande e injetar no pernil
- A parte pastosa deste tempero, passar sobre o pernil, em especial, na parte da carne
- Deixar neste tempero por 48 h
- Levar ao forno para assar em fogo médio, com a parte do couro para cima, coberto com papel alumínio 
- 1 hora antes de retirar do forno, retirar o papel alumínio
- Despeje sobre o pernil a mistura de vinho branco, calda de ameixa, calda de pêssego e suco de laranja deixando em fogo alto, até dourar.
 
Bolo gelado 

Ingredientes 
- 4 ovos 
- 2 xícaras (chá) de leite
- 100g de manteiga, em temperatura ambiente
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó Solúvel Nestlé
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pote de Sorvete de Chocolate Nestlé 
- 1 lata de Creme de Leite Nestlé 
- 1 tablete de Chocolate Meio Amargo Nestlé, picado
Modo de preparar
- Bata no liquidificador os ovos com a metade do leite, a manteiga, o açúcar, o chocolate em pó e a farinha peneirada com o fermento
- Despeje esta mistura numa assadeira retangular untada
- Leve ao forno médio por cerca de 25 minutos
- Forre uma fôrma redonda (25cm de diâmetro) com papel de alumínio
- Faça uma camada com metade do bolo esfarelado e umedeça com uma parte do leite restante
- Espalhe o sorvete e faça outra camada de bolo esfarelado e umedecido
- Cubra e leve ao freezer para endurecer
- Aqueça o Creme de Leite em banho-maria
- Desligue o fogo, junte o Chocolate picado e mexa até derretê-lo
- Desenforme o bolo e cubra-o com o creme de chocolate
- Decore com chocolate em raspas ou granulado e sirva
O Natal é uma data de celebração em família e, por isso, deve ser movido de espiritualidade. Com simplicidade e bom gosto, pode-se preparar uma belíssima ceia natalina sem muito trabalho e maiores gastos.

Oziete Trindade

Serviço:
A 25 Decor Festas www.a25decorfestas.com.br
Carrefour www.carrefour.com.br
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, S/N (próximo à Ponte do Morumbi). Tel.: 3759-5800 – www.leroymerlin.com.br

Reportagem | Colégio Maximiliano

Escola da região vira modelo de sucesso
Quase fechada em 2007 por dificuldades na administração, a Escola Estadual Carlos Maximiliano, situada na Vila Madalena, hoje pode ser considerada por muitos educadores como um exemplo de projeto educacional bem sucedido. Violência, professores desmotivados e alunos desinteressados faziam parte do cotidiano do local até que empresas, moradores do bairro e o poder público decidiram trabalhar juntos, mostrando que a educação no País ainda tem solução.
As mudanças começaram quando colégios particulares de bairros vizinhos decidiram colaborar, enviando seus alunos mais velhos para dar aulas e transformando o auditório da escola pública num teatro. Depois, uma empresa de publicidade, a 141 Soho, realizou pintura e pequenas reformas no espaço do Maximiliano, e o Centro Paula Souza implantou cursos técnicos extracurriculares de informática, administração e marketing. Quanto aos moradores, estes entraram na iniciativa propondo a revitalização do jardim.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, ciente da dedicação de todos na região para salvar a escola, encaminhou profissionais com experiência em projetos de parceria pública-privada para coordenar o trabalho educacional. Essa medida consolidou de vez a recuperação do Maximiliano, que resultou em diversos prêmios de responsabilidade social, como o entregue recentemente pelo Banco do Brasil à BrasilPrev, uma das empresas parceiras da escola.
O caso da Escola Estadual Carlos Maximiliano passou a ser um modelo de integração entre comunidade e poder público, colecionando prêmios nacionais e internacionais, podendo ser aplicado não só na área educacional, mas em qualquer setor em desenvolvimento da sociedade.

Reportagem | Tombamento Pacaembu

Bairros terão tombamento alterado
Os bairros dos Jardins e Pacaembu podem ter resoluções do seu tombamento alteradas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat). As mudanças devem comprometer os traçados urbanísticos das duas áreas, mantidos desde o início do século 20. Entre os pontos mais polêmicos está a permissão para remembrar e desmembrar terrenos, dessa maneira, dois terrenos de 500 m² poderão virar um de 1.000 m², o que é proibido desde 1991, quando regiões da Capital projetadas pela Companhia City, empresa inglesa, foram tombadas.
Caso seja aprovada, a proposta irá beneficiar o setor imobiliário, pois proporcionará uma supervalorização dos bairros, hoje com terrenos de grandes dimensões já à venda por muitos anos, mas que dificilmente atraem interessados. A construção de estacionamentos subterrâneos também será liberada, permitindo, por exemplo, que a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) resolva seu problema de falta de vagas.
O secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, já se posicionou contra a iniciativa. Segundo ele, para que seja possível o remembramento dos lotes é necessário um estudo a longo prazo nos bairros, com a abertura de debate sobre o assunto aos moradores e a proibição da soma dos potenciais construtivos.
No entanto, Andrea Matarazzo pode não impedir as modificações do tombamento, pois deixará o cargo de secretário no final deste ano, quando termina a gestão do atual governo. A coincidência entre sua saída e a apresentação da medida é considerada por algumas pessoas da Cultura como algo já articulado pela maioria dos membros do Condephaat, que, em breve, votará a favor da proposta.

Reportagem | Poda de Arvores

Prefeitura e Eletropaulo pretendem
agilizar podas de árvores
A Prefeitura de São Paulo e a AES Eletropaulo firmaram um convênio que pretende agilizar as podas de árvores para reduzir os problemas causados na época de chuvas. Nesta semana, as chuvas fortes que caíram sobre São Paulo interromperam a distribuição de energia elétrica em alguns bairros, provocando a queda de árvores. Os incidentes foram provocados por rajadas de vento que atingiram 41 quilômetros por hora em alguns pontos da cidade. Em nossa região, uma árvore caiu sobre quatro carros e duas motos na esquina das ruas Mourato Coelho e Aspicuelta, ferindo duas pessoas.
O programa de poda de árvores faz parte do Projeto Identidade Verde, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. Ele capacita profissionais das subprefeituras para mapear a situação das árvores da cidade e inserir os dados no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas da Capital. Em dezembro, a Prefeitura irá cumprir a meta de levar o programa para todas as 31 subprefeituras de São Paulo. Por enquanto, a parceria vai funcionar em fase piloto, mas os bancos de dados da Prefeitura e da concessionária já estão integrados. Assim, a partir de agora, quando alguém fizer um pedido de poda à Eletropaulo, a Prefeitura será automaticamente avisada. Ela aproveitará que a energia da rua será desligada e fará as podas de todas as árvores que necessitem. A idéia é agilizar o processo e evitar longos desligamentos de luz.  
Já foi realizado um mutirão de poda de árvores em cinco regiões das subprefeituras – Sé (15), Vila Mariana (23), Pinheiros (13), Mooca (120) e Lapa (7). O prefeito Gilberto Kassab acompanhou as frentes de trabalho nas cercanias das avenidas Pedroso de Morais e Fonseca Rodrigues, em Pinheiros, e destacou a importância da prestação deste serviço para a Capital.
Neste ano, a Prefeitura fez 82 mil podas, e a Eletropaulo, cerca de 300 mil. A cidade ganhou 125 mil árvores. Segundo a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, das 82 operações feitas pela Prefeitura, 43 foram solicitadas.
 “O trabalho vai ficar mais ágil. Quando o galho encostava nos fios, tínhamos de chamar a Eletropaulo para desligar a rede. Não vamos precisar mais fazer isso”, disse a coordenadora de Áreas Verdes da Prefeitura, Cynthia Guimarães Bianchi.

Reportagem | Fechamento de helipontos

Sete helipontos irregulares serão fechados
No total, São Paulo tem ao menos 215 helipontos registrados na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Desde o ano passado, uma lei municipal sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab exige que os equipamentos tenham licença ambiental.
Sete helipontos instalados a menos de 300 metros de hospitais, escolas e faculdades serão fechados pela Prefeitura.  
Na primeira lista de pontos de pousos e decolagens reprovados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente devido ao barulho estão os do Banco Santander, em Santo Amaro, e do Hotel Renaissance, nos Jardins. Segundo a Prefeitura, o primeiro afetava as atividades de três escolas e de uma faculdade. O segundo, do tradicional Colégio São Luís e outra faculdade.
Os cincos outros helipontos estão no bairro do Morumbi (Condomínio América Business Park), no Itaim (Heliponto Torre 2000), na Avenida Ibirapuera (Edifício Edel Trade Center), na Avenida Paulista (Brazilian Financial Center) e no Jabaquara (Centro Empresarial do Aço).
O Hotel Ranaissance diz que seu heliponto é licenciado pela Anac e ainda não recebeu nenhuma notificação da Prefeitura. O Santander, por meio de sua assessoria, também afirma ainda não ter sido notificado. Segundo a Prefeitura, o prazo para o fechamento é de 90 dias.
Associações pressionam
Cansadas do barulho, há anos associações de bairro lutam por um controle maior do vaivém de aeronaves. “Mesmo com as janelas antirruído que instalei, não consigo dormir antes da meia-noite durante a semana nem nas tardes de domingo, quando ao tráfego aumenta por aqui”, conta Susana White, moradora da cobertura de um edifício de quinze andares no Itaim Bibi. De sua janela, ela chega a ouvir e observar um helicóptero a cada dez minutos, nos horários mais movimentados.
Para tentar abafar esse zum-zum-zum, pressionada pelas associações de bairro, a prefeitura sancionou a lei que restringe o funcionamento dos helipontos.  
A cidade registra, atualmente, mais de 200 operações de pousos e decolagens por dia, com destaque para os bairros do Butantã e Vila Olímpia, campeões em número de helipontos na cidade.

Reportagem | Áreas de risco

Prefeitura mapea cerca de 420
áreas de risco geológico
A cidade de são Paulo tem hoje mapeadas cerca de 420 áreas de risco geológico, espalhadas em 26 das 31 subprefeituras – só ficam de fora desta lista Pinheiros, Vila Mariana, Sé, Santo Amaro e Mooca.
O Trabalho, em fase final de elaboração, começou a ser feito há um ano. Nesse período, uma equipe formada por quatro geólogos e geógrafos do Laboratório de Riscos Ambientais do IPT percorreu favelas, encostas e margens de córregos para inspecionar a condição dos terrenos.
Desde 2004, a Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual abriu pelo menos 25 ações civis públicas para cobrar a Prefeitura em relação às áreas de risco da cidade.  Segundo o órgão, o governo não realizou obras estabelecidas por Termos de Ajustamento de Conduta ou ainda executou projetos ineficazes.
Dois critérios básicos foram usados na escolha das áreas a serem esquadrinhadas: o histórico de ocorrências e o potencial de deslizamentos.
O último grande mapeamento de áreas de risco havia sido feito pela Prefeitura entre 2002 e 2003. Na ocasião, 192 ocupações (favelas e loteamentos irregulares) foram inspecionadas.  Ao todo, os técnicos listaram 522 setores de risco dentro dessas áreas - 237 apresentam baixa média probabilidade de escorregamento. Outros 158 setores foram classificados como de alta probabilidade e, em 127, o riso de deslizamento era muito alto.
Conforme o nível de perigo, os técnicos apontam obras e medidas a serem adotadas para evitar acidentes. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, desde 2005, 6 mil famílias que viviam em áreas de risco foram transferidas após obras de urbanização de favelas, Programas Mananciais e outras ações da Prefeitura. 

Dicas | SESC São Paulo

SESC SÃO PAULO
Lazer e esporte nas férias 

Casas e ruas enfeitadas, centros comerciais lotados, festas por todos os lugares. O clima de Natal já contagiou as cidades em todo o país e as unidades do SESC também se preparam para os festejos natalinos com programações variadas. A idéia central é promover a confraternização dos comerciários e lembrar que é tempo de ser solidário.
O SESC, mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, é uma entidade voltada para o bem-estar social de sua clientela. Uma de suas características marcantes é a promoção de valores maiores, como o exercício da cidadania, o amor à liberdade e à democracia, o apoio aos menos favorecidos, oferecendo-lhes, através da educação, meios para a conquista de melhores condições de vida.
Hoje, o SESC está presente em todas as capitais do País e em cidades de pequeno e médio porte. Em muitas delas, é a única alternativa da população para serviços de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência Social. Creche, educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, pré-vestibular, medicina preventiva e de apoio, odontologia, nutrição, cinema, teatro, música, artes plásticas, dança, artesanato, biblioteca, esporte, ação comunitária e assistência especializada compõem o amplo leque de serviços que o SESC oferece aos trabalhadores do comércio de bens e serviços e à comunidade em geral.
Abrange também as populações da periferia de cidades de pequeno, médio e grande porte, que são assistidas pela entidade através de parcerias com o poder público, empresas privadas, sindicatos e associações de moradores. Em muitos casos, o SESC é o único meio de acesso dessas populações aos serviços de saúde, educação, lazer, cultura e assistência.
A essa ação social o SESC soma o compromisso de ser um agente viabilizador da produção cultural, fomentador do turismo, e incentivador da consciência ecológica e da preservação ambiental.
O SESC dá uma grande importância ao lazer, pois constatou sua importância para a recuperação física e psíquica dos desgastes que as pessoas sofrem nas relações do trabalho, da família e dos grupos sociais de que fazem parte. Por esta razão, visando prestar um atendimento de qualidade ao trabalhador do comércio de bens e serviços, a instituição procurou, ao longo das últimas décadas, dotar suas unidades operacionais de equipamentos e espaços adequados ao lazer.
Ao invés de ver no lazer um objeto de consumo, um fim em si mesmo, procura em suas ações proporcionar à clientela experiências que, além de possibilitarem a recuperação física e mental, melhorem a qualidade de vida e atendam à necessidade de participação, solidariedade e integração sócio-cultural.

SESC Pinheiros - Rua Paes Leme, 195. Tel.: 3095-9400. Horário de funcionamento: terça à sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

SESC Santo Amaro - Avenida Adolfo Pinheiro, 940. Tel.: 5525-1855. Horário de funcionamento: terça à sexta, das 10h às 19h; sábados, das 9h às 18h

Reportagem | Ayrton Senna Racing Day

Ayrton Senna Racing Day
No dia 05 de dezembro, O SCORP participou da 7ª edição da Ayrton Senna Rancig Day. Realizado no Autódromo de Interlagos, o Racing Day é uma maratona de revezamento em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1. O evento esportivo é uma das atrações programadas pelo instituto Ayrton Senna para homenagear o grande ícone do esporte brasileiro, que em 2010 completaria 50 anos.
As corredoras Paineirenses conquistaram uma incrível 3ª colocação na categoria geral feminina, enquanto os homens chegaram à 13ª colocação geral. Mais do que um evento esportivo, a corrida consolida-se como uma das maiores provas de revezamento do país.

RESULTADO DA EQUIPE MASCULINA: 
Volta1                    00:24:05.50         JOHAN CONTRERAS
Transição 1           00:01:10.50
Volta2                    00:23:52.95         PAULO SERGIO DE BARROS FERREIRA
Transição2            00:01:27.95
Volta3                    00:31:54.20         LAERTE MANDUCA FILHO
Transição 3           00:01:16.45
Volta4                    00:29:46.05         ALEXANDRE NABHAN
Transição 4           00:01:20.25
Volta5                    00:27:56.50         CARLOS HAZELL
Transição 5           00:01:17.95
Volta6                    00:25:31.85         MARCELO CUNHA
Transição6            00:01:04.75
Volta7                    00:25:03.70         LUIS ROBERTO PRIMOTICI
Transição 7           00:00:55.90
Volta8                    00:20:01.30         ERICK MAYER REIS FRANÇA
RESULTADO DA EQUIPE FEMININA:
Volta1                    00:26:01.85         RENATA AZANHA
Transição 1           00:01:03.85
Volta2                    00:22:21.65         MARIANA IGNACIO
Transição2            00:01:06.65
Volta3                    00:28:36.40         CARLA PAULA ROSA
Transição 3           00:01:17.50
Volta4                    00:26:09.55         ITALA IGNACIO
Transição 4           00:01:05.70
Volta5                    00:27:22.20         ERICA HAZELL
Transição 5           00:01:20.45
Volta6                    00:29:38.25          DIANA SAAD
Transição6            00:01:15.55
Volta7                    00:27:42.85         SANDRA DANTAS
Transição 7           00:01:02.90
Volta8                    00:23:00.25         MARIANA IGNACIO

Dicas | Horário dos Shoppings

Shoppings terão novos horários no Natal 
As compras de Natal mudaram os horários de alguns shoppings centers. A ideia agradou os consumidores, que agora não vão precisar sair correndo para fazer as compras na última hora, quando o shopping já estiver fechado.
Para os comerciantes, ficar mais tempo aberto é lucro certo. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings (Abasce), o período entre as 22 horas e as 23 horas foi responsável por 10% do volume total das compras realizadas em dezembro do ano passado. Além disto, os lojistas têm flexibilidade de encerrar as vendas na hora desejada, principalmente nos dias em que o shopping fica aberto até mais tarde por causa dos cinemas.
Novos horários
Já funcionam até as 23h: Morumbi Shopping, Shopping Cidade Jardim, Pátio Higienópolis, Iguatemi, Pátio Paulista, West Plaza, Vila Olímpia.
Funcionarão até as 24h: Morumbi Shopping (de 16 a 23/12), Cidade Jardim (de 18 a 23/12), Iguatemi (de 17 a 23/12).  Bourbon.
Abrirão mais cedo, às 9h: Pátio Paulista (de 13 a 23/12) e Iguatemi (de 20 a 23/12).
No dia 24/12, todos os shoppings funcionarão das 10h às 18h.