sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Reportagem | Poda de Arvores

Prefeitura e Eletropaulo pretendem
agilizar podas de árvores
A Prefeitura de São Paulo e a AES Eletropaulo firmaram um convênio que pretende agilizar as podas de árvores para reduzir os problemas causados na época de chuvas. Nesta semana, as chuvas fortes que caíram sobre São Paulo interromperam a distribuição de energia elétrica em alguns bairros, provocando a queda de árvores. Os incidentes foram provocados por rajadas de vento que atingiram 41 quilômetros por hora em alguns pontos da cidade. Em nossa região, uma árvore caiu sobre quatro carros e duas motos na esquina das ruas Mourato Coelho e Aspicuelta, ferindo duas pessoas.
O programa de poda de árvores faz parte do Projeto Identidade Verde, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. Ele capacita profissionais das subprefeituras para mapear a situação das árvores da cidade e inserir os dados no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas da Capital. Em dezembro, a Prefeitura irá cumprir a meta de levar o programa para todas as 31 subprefeituras de São Paulo. Por enquanto, a parceria vai funcionar em fase piloto, mas os bancos de dados da Prefeitura e da concessionária já estão integrados. Assim, a partir de agora, quando alguém fizer um pedido de poda à Eletropaulo, a Prefeitura será automaticamente avisada. Ela aproveitará que a energia da rua será desligada e fará as podas de todas as árvores que necessitem. A idéia é agilizar o processo e evitar longos desligamentos de luz.  
Já foi realizado um mutirão de poda de árvores em cinco regiões das subprefeituras – Sé (15), Vila Mariana (23), Pinheiros (13), Mooca (120) e Lapa (7). O prefeito Gilberto Kassab acompanhou as frentes de trabalho nas cercanias das avenidas Pedroso de Morais e Fonseca Rodrigues, em Pinheiros, e destacou a importância da prestação deste serviço para a Capital.
Neste ano, a Prefeitura fez 82 mil podas, e a Eletropaulo, cerca de 300 mil. A cidade ganhou 125 mil árvores. Segundo a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, das 82 operações feitas pela Prefeitura, 43 foram solicitadas.
 “O trabalho vai ficar mais ágil. Quando o galho encostava nos fios, tínhamos de chamar a Eletropaulo para desligar a rede. Não vamos precisar mais fazer isso”, disse a coordenadora de Áreas Verdes da Prefeitura, Cynthia Guimarães Bianchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário