sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Reportagem | Tombamento Pacaembu

Bairros terão tombamento alterado
Os bairros dos Jardins e Pacaembu podem ter resoluções do seu tombamento alteradas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat). As mudanças devem comprometer os traçados urbanísticos das duas áreas, mantidos desde o início do século 20. Entre os pontos mais polêmicos está a permissão para remembrar e desmembrar terrenos, dessa maneira, dois terrenos de 500 m² poderão virar um de 1.000 m², o que é proibido desde 1991, quando regiões da Capital projetadas pela Companhia City, empresa inglesa, foram tombadas.
Caso seja aprovada, a proposta irá beneficiar o setor imobiliário, pois proporcionará uma supervalorização dos bairros, hoje com terrenos de grandes dimensões já à venda por muitos anos, mas que dificilmente atraem interessados. A construção de estacionamentos subterrâneos também será liberada, permitindo, por exemplo, que a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) resolva seu problema de falta de vagas.
O secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, já se posicionou contra a iniciativa. Segundo ele, para que seja possível o remembramento dos lotes é necessário um estudo a longo prazo nos bairros, com a abertura de debate sobre o assunto aos moradores e a proibição da soma dos potenciais construtivos.
No entanto, Andrea Matarazzo pode não impedir as modificações do tombamento, pois deixará o cargo de secretário no final deste ano, quando termina a gestão do atual governo. A coincidência entre sua saída e a apresentação da medida é considerada por algumas pessoas da Cultura como algo já articulado pela maioria dos membros do Condephaat, que, em breve, votará a favor da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário