sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Informatica | Certificado Digital

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Certificado Digital
O Certificado Digital é um documento eletrônico que garante a autenticidade de uma pessoa, empresa ou site e a confidencialidade das informações recebidas no mundo virtual.
Tem validade jurídica e esta sendo usado em varias atividades publicas como consulta a informações a Receita Federal do Brasil e para a emissão de Nota Fiscal eletrônica (NFe)
O Certificado Digital garante que o envio do documento será somente lido pelo destinatário, ou a solicitação da informação esta sendo originado pelo portador autorizado cadastrado.
Sem o Certificado Digital não seria possível ter certeza que a informação enviada ou solicitada vem de uma fonte confiável.
O Certificado Digital só foi possível graças os recursos de criptografia assimétrica, aonde o dono do certificado possui a chave privada e a unidade certificadora a chave publica. A criptografia assimétrica pode garantir tanto a autenticidade como o sigilo das informações.
Quando quer se garantir o sigilo da informação a origem cifra a mensagem usando a chave publica e só será lida pelo destinatário final, mesmo que a informação seja interceptada não poderá ser lida, pois somente o destinatário possui a chave privada para decifrar a mensagem.
No caso de autenticidade o processo é inverso, somente a origem pode gerar o documento com a sua chave privada garantindo que as informações geradas são de sua propriedade e não foram modificadas e podem ser lidas por qualquer pessoa que possua a chave publica.
O Certificado Digital está sendo utilizado em grande escala pelas empresas e poderá num futuro breve ser exigido para as pessoas físicas para garantir a sua autenticidade no mundo virtual.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário