sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Esportes | A VITÓRIA

Silvia Vinhas
BandSport
O COSTUME DA VITÓRIA

Tem gente que passa a vida batendo a cabeça, se esforçando. E se acostuma com o padrão de vida generalizado que se impõe a suas vontades quando o resultado não vem. Até consegue vencer desafios, mas as vitórias não se solidificam, são irreais, fugazes. E aí acontece o inevitável, baixa autoestima nos leva a acreditar, muitas vezes, que estamos fadados às derrotas, ou muito pior, a nos contentar com pequenas vitórias. Pensar grande é o primeiro passo. Olhar sempre a floresta e não só a árvore.
Foi nesse clima que o técnico Muricy Ramalho encontrou o Fluminense. O clube vinha brigando para não ser rebaixado há três anos e o mais difícil foi fazer o grupo acreditar que podia ganhar. Maior vencedor da história dos pontos corridos do Brasileirão, com quatro títulos e um vice-campeonato em oito edições disputadas desde 2003, Muricy Ramalho é um vencedor e declara que "fica doente quando perde".
Fiel a seus princípios, com linha de raciocínio moldada no caráter e na determinação, Muricy tem base forte solidificada na família. Brinca que se os filhos não forem embora de casa será um prazer, que o segredo da vida é sempre fazer a coisa certa e que seu amor por Rose, sua mulher, é a mola propulsora no prazer das conquistas.  Levar o Fluminense ao título após 26 anos de jejum sem recursos e estrutura de time grande, treinando seus homens na praia na falta de um centro de treinamento, foi um dos grandes momentos da carreira do treinador. Em meio à emoção da vitória com Engenhão lotado e um batalhão de jornalistas a sua volta, Muricy não se alterou "preciso falar primeiro com minha mulher, com minha família". Em rede nacional agradeceu a companheira de todas as horas e declarou seu amor.
Conheci Muricy num momento descontraído com amigos, e ele ainda estava à frente do Palmeiras. A impressão que tive foi de um homem turrão, pavio curto, sem "papas na língua".
Ele é mesmo tudo isso, mas com verdade e amor no coração. Parabéns Muricy.
Silvia Vinhas é jornalista e apresentadora dos programas Bandsports News, ACE, (ambos do Canal Bandsports), Opinião Livre (TV Unip) e Conectado (Mega TV). Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário