sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Editorial | Opinião - Corrupção

Maranhão: uma província desavergonhada  

Somente na África e Sul da Ásia é que vemos países que ainda não chegaram ao século XXI, quer seja do ponto de visita social, econômico e político. Isto, para os leitores esta coluna, não é novidade.
Mas o que é novidade, com comparações gritantes, é que o Brasil, a 8ª economia global, está saindo do terceiro mundo, e o Estado do Maranhão, é ainda uma província do quinto mundo, governada, explorada, enganada, usurpada, fraudada pela família Sarney – Roseana, governadora; José Sarney, presidente do Senado, e Zequinha, deputado federal.
Essa desavergonhada família, no poder há mais de 50 anos, detém toda mídia das províncias: TV, rádios, jornais e... Portanto, mandam e desmandam, além do apadrinhamento do presidente Lula, que no dia 31 último, quando esteve no Maranhão inaugurando uma obra, foi abordado por um repórter: “O senhor veio prestigiar a oligarquia dos Sarney?”. Lula ficou aborrecido. Mas é verdade, ele sempre prestigiou a família Sarney. 
No dia 9 último, o Ministério da Justiça interveio nas rebeliões de presos em cadeias superlotadas, com 18 mortos e vários feridos no complexo de Pedrinhas, em São Luiz, presos espremidos em celas com cerca de 100 detentos, quando não comportariam mais de 20. No total de 4.000 presos nessa cadeia, não caberiam mais do que 2.000. Uma calamidade, um abuso aos direitos humanos.
Um acinte, a uma população indefesa, muitos julgados e condenados pelos apadrinhados da família Sarney, entre eles juízes, promotores e desembargadores, com algumas exceções. Assim é a província do Maranhão, uma vergonha, desavergonhada.

O. Donnini, jornalista
oduvaldodonnini@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário