sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Reportagem | Terreno no Itaim

Terreno no Itaim permutado por creches?
Moradores protestam

O prefeito Gilberto Kassab anunciou a realização de uma permuta com construtoras, que envolve um terreno de 20 mil m2 no Itaim-Bibi em troca de creches. A idéia é abrir uma licitação no começo do ano que vem para trocar o terreno por creches a serem construídas em diversos locais da cidade escolhidos pela Secretaria de Educação.  O vencedor seria quem oferecesse mais creches em troca da área - a Prefeitura trabalha com  a meta de 200 unidades, suficiente para atender 32 mil crianças.
Moradores do Itaim, e defensores do patrimônio histórico de São Paulo estão se mobilizando contra a decisão do prefeito. O terreno é uma das poucas áreas verdes localizadas no Itaim, tem vários equipamentos públicos e um casarão antigo. Também há reclamações de que o bairro já está saturado demais para mais arranha-céus.
Para o presidente da Associação Preserva São Paulo, Jorge Eduardo Rubies, há o risco também da demolição de uma das poucas construções históricas do Itaim ainda de pé – a casa de campo dos Couto de Magalhães, família que deu origem ao bairro ao comprar boa parte daquelas terras no século 19.
É um absurdo dos absurdos. Por que usar o terreno como permuta se o orçamento da Prefeitura do ano que vem é de R$ 34 bilhões? “Seria possível construir milhares de creches sem ter de destruir nada disso”, afirma Rubies.
O objetivo do prefeito com a troca do terreno é cumprir uma das principais e mais difíceis promessas de campanha: atender 100% das crianças cadastradas para conseguir vagas em creches.
No entanto, será necessário mais do que apenas as 32 mil vagas previstas pela administração na permuta pelo terreno. Segundo a Secretaria de Educação, o déficit em setembro era de 125,4 mil vagas, cerca de quatro vezes mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário