sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Informática | Nota Fiscal Eletrônica

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Nota Fiscal Eletrônica

 A Informatica está propiciando a todos um controle quase que total e absoluto sobre tudo que ganhamos e gastamos. Se voltarmos um pouco à literatura e analisarmos uma ficção-romance de George Orwell intitulado “1984”, escrito em 1949, veremos que esta ficção não esta tão longe de se tornar realidade.
Para esclarecimento do leitor, as notas fiscais emitidas de forma eletrônica para São Paulo são duas: A Nota Fiscal Paulista, de âmbito municipal, que é exigida para 100% de todas as empresas que possuem escritórios e prestam serviços no município de São Paulo sendo o principal controle o imposto sobre prestação de serviços, o ISS. A Nota Fiscal Eletrônica (NFe), de âmbito estadual, que está num processo bem próximo de exigir que 100% de todas as empresas situadas no estado de São Paulo que comercializam mercadorias passem a emitir o documento de forma eletrônica e o seu principal controle é o imposto sobre circulação de mercadorias, o ICMS. Este controle informatizado esta gerando muita polemica, mas esta obrigando as empresas a alterarem os seus sistemas.
Quando falamos de Nota Fiscal Paulista, muitas empresas não se informatizaram, pois a emissão eletrônica através do site da Prefeitura de São Paulo é muito fácil, não requer muitos itens e a descrição quase sempre é simples e repetitiva.
No caso da Nota Fiscal Eletrônica Estadual (NFe), apesar de o estado disponibilizar a emissão através do site, a ferramenta não é propicia para a maioria dos casos, e esta exigindo das empresas se automatizarem. A grande vantagem de um sistema próprio integrado ao sistema da Prefeitura ou do Estado é ter todo um controle gerencial e financeiro alem de armazenar todas as informações necessárias exigidas pela legislação.
Uma recomendação para quem esta iniciando o processo de emissão de nota fiscal eletrônica ou querendo adaptar o seu sistema é aproveitar e ver alternativas não só de controle como também gerenciais. Se esta procurando um sistema de emissão de NFe, veja também um que lhe propicie um controle financeiro e gerencial, pois é muito importante aproveitar o momento e fazer o controle total da sua empresa.
Espero que o benefício gerado pelo aumento de controle e arrecadação não seja utilizado somente por uma minoria fazendo novamente que outra ficção, publicada em 1945 pelo mesmo autor George Orwell, intitulada “Revolução dos Bichos” se torne realidade.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário