sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dicas | Culinaria Ceia Natalina

CEIA NATALINA 

Requinte na medida certa 
Nestas duas últimas edições de final de ano, além das dicas de como montar sua mesa natalina, estaremos ensinando uma receita fácil e simples de ceia para você receber seus familiares e amigos.  
Se você for passar o Natal em casa, chame os familiares e amigos mais próximos e prepare uma ceia especial. Uma mesa bem posta atrai a atenção dos convidados e é um detalhe importante para abrir o apetite. Talheres, pratos, taças, copos e louças são essenciais e devem também estar de acordo com a decoração do ambiente. Além dos enfeites, da decoração e dos presentes, o cardápio é parte fundamental para o sucesso da festa! Para a sobremesa, geralmente panetones, manjar, rabanadas, salada de frutas e é claro, o tradicional Peru não podem faltar na mesa de sua ceia natalina. O acompanhamento fica por conta de um bom vinho tinto. 
Veja a seguir, como preparar uma ceia natalina com um toque especial de requinte, mas sem gastar muito.    
Receita simples
Peru assado: compre um congelado, descongele na geladeira e acrescente uma garrafa de vinho branco seco, só pra acentuar o tempero. Deixe um dia no vinho e coloque pra assar coberto com papel alumínio. Quando subir o termômetro estará pronto.
Farofa: faça uma farofa gostosa com 1 cebola, 2 dentes de alho, cheiro verde e bacon, frite tudo e no final acrescente 1 xícara de farinha de mandioca torrada, sirva com o peru e arroz branco.
Salada Waldorf  
Ingredientes:

300 g de salsão
500 g de maçãs
150 g de nozes descascadas
2/3 de xícara de maionese
Maionese caseira  2 gemas
1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água fervente
1 xícara de óleo de canola
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de mostarda
sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo
Prepare a maionese colocando em uma tigela as gemas e o suco de limão. Acrescente a mostarda e bata até começar a espessar, acrescente o azeite de oliva gota a gota, batendo sem parar com um batedor de arame (fouet). Assim que a consistência começar a firmar, acrescente o óleo lentamente sem parar de bater. Quando atingir o ponto de maionese, acrescente a água fervente e bata novamente para incorporar, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira. Retire as fibras dos talos de salsão e corte em cubos de 1 cm. Descasque as maçãs e corte-as em cubos de 1 cm. Misture os cubos de maçã, salsão e nozes e acrescente a maionese, misture bem. Leve a geladeira até o momento de servir.
Para acompanhar, vinho tinto bem gelado.
Sobremesa: Sirva um panettone com frutas da época e sorvete. É simples e fica delicioso.
Ingredientes
Panettone com sorvete
- 1kg de panettone
- 200g de sorvete de chocolate
- 200g de sorvete de pistache
- 200g de sorvete de baunilha
- 200g de amêndoas fatiadas torradas
- 150ml de calda (80ml de água, 50g de açúcar e 20ml de
licor aromático)
Zabaione
- 8 gemas
- 240g de açúcar
- 100ml de marsala ou vinho doce
Bata os ingredientes com auxílio de um foette em banho-maria até ficar cremoso (aproximadamente 3 minutos).
Modo de Preparo
Faça um buraco redondo com auxílio de uma faca, retire o miolo do panettone e corte em três fatias. Com um pincel, molhe o interior do panettone com a calda.
Primeiro, coloque o sorvete no fundo do panettone e acrescente um pouco de amêndoas. Coloque a primeira fatia do miolo do panettone e molhe com a calda.
Repita esse processo intercalando sorvete, amêndoa, panettone e calda. Depois de pronto, coloque por mais ou menos 5 horas no freezer.
Depois, retire do freezer, prepare o zabaione e coloque ainda quente sobre o panettone. Decore com amêndoas torradas, açúcar de confeiteiro e hortelã.
O Natal é uma data de celebração em família e, por isso, deve ser movido de espiritualidade. Com simplicidade e bom gosto, pode-se preparar uma belíssima ceia natalina sem muito trabalho e maiores gastos.

Oziete Trindade

Serviço:
A 25 Decor Festas www.a25decorfestas.com.br
Carrefour – www.carrefour.com.br
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, S/N (próximo à Ponte do Morumbi). Tel.: 3759-5800 – www.leroymerlin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário