sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Arbitragem | Experiencia com Tecnologia

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
EXPERIÊNCIA COM TECNOLOGIA

Na semana passada apitei o primeiro jogo de futebol com utilização do vídeo para corrigir possíveis erros de arbitragem. Uma experiência inédita em um jogo entre Paulistas contra Cariocas, onde teve várias propostas de mudanças nas regras de futebol:
Cartão Azul – A pedido dos jogadores, foi testada a possibilidade de aplicar cartão azul em pequenas ações de indisciplina, ou seja, uma punição intermediária entre o amarelo e o vermelho, principalmente em casos de dois cartões amarelos. Os jogadores criticam muito quando são expulsos por já terem recebido cartão amarelo e cometem pequenas infrações, como por exemplo: tirar a camisa na comemoração de gol, puxar a camisa do adversário, tocar a mão na bola de forma intencional e outras.
Substituições – Permitir o retorno ao campo de jogo de jogadores que são substituídos. Como o condicionamento físico está cada vez mais intenso e exigente, isso permite que os jogadores descansem, melhorando a técnica do jogo.
Utilização de Vídeo - Os técnicos poderiam “desafiar”, como no tênis, uma jogada a cada tempo de jogo. Sem discutir a confusão pelo tumulto gerado na beira do gramado, pela inovação e curiosidade, e, também pela quantidade de pessoas envolvidas, os lances questionados foram revistos e decididos.
Não é em apenas uma partida de futebol que se faz experiências com inovações das regras, é necessário um campeonato inteiro e com partidas não “amistosas”.
Em nenhum momento objetivamos implantar as imagens no próximo campeonato. Nosso objetivo foi abrir a discussão e mostrar que é viável. A discussão está aberta. Os leitores podem participar opinando em nosso e-mail.
UM FELIZ NATAL E 2011 COM MUITAS REALIZAÇÕES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário