sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Politica | Aproveitar a oportunidade

Aurelio Miguel
Vereador SP
Aproveitar a oportunidade é
uma questão de capacidade

Pois bem, dentro de quatro anos – em 2014 – vamos receber entre nós a Copa do Mundo de Futebol. Dois anos mais tarde será a vez de o Brasil sediar a maior competição poliesportiva do mundo, as Olimpíadas. Não tenho dúvida de que já passou da hora de sonhar, planejar, prometer. O momento agora é de trabalhar, investir. E o que temos visto? Quase nada. Eu não concordo em gastar uma montanha de dinheiro público para fazer a festa que será comemorada por atletas estrangeiros. É urgente que o país faça investimento importante no desenvolvimento do esporte. É preciso investir pesado nas categorias de base.
A realização dessas duas competições irá lançar o nome do Brasil ao mundo. Será um excelente marketing da capacidade de nosso povo. Mas se não desejarmos cair no ridículo de uma exibição pífia, temos que começar a sair do discurso e passar a prática. Não tenho visto nada significativo no sentido de prepararmos nossos atletas mais jovens para essas competições. Exceto o futebol, modalidade na qual somos exportadores de talentos, nos mais diversos esportes o que vemos são valores sendo também auto-exportados. Mas por falta de opções por aqui.
 As duas mega-competições vão exigir enormes gastos na construção de praças esportivas e outros equipamentos urbanos. Se não houver trabalho na base, na revelação, incentivo e preparação de novos talentos, no futuro teremos inúmeras instalações esportivas entregues às moscas por falta de quem as use. Se desejarmos seguir exemplo de ações ideais, como a demonstrada por Barcelona em 1992, já estamos em atraso. Ainda há tempo, mas não dá para esperar o Carnaval de 2011 passar.
 O Brasil tem matéria-prima, tem capital humano, tem profissionais sérios e competentes. Mas nos falta uma política abrangente de esporte. Falta uma unidade no trabalho. Tanto a Copa do Mundo como os Jogos Olímpicos são uma excelente oportunidade para que o esporte do país atinja um status digno de sua capacidade. A responsabilidade é de todos. Mas é importante que cada um faça a sua parte. Não podemos falhar! Sob pena de o futuro nos condenar como uma geração de incapazes.

Vereador Aurélio Miguel
Líder do PR
Câmara Municipal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário