sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Arbitragem | Copas 2018 e 2022

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
COPAS 2018 E 2022

Nesta semana a FIFA anunciou os países que sediarão as Copas de 2018 e 2022, Rússia e  Qatar, respectivamente. Manteve o rodízio de Continentes, com Copa na América do Sul, Europa e Ásia. Muitos podem pensar que é antecipado anunciar em 2010 um evento que ocorrerá nos próximos 8 ou 12 anos. Por ser o maior evento do planeta, necessita de intenso planejamento e organização, sendo necessário tempo para atingir todos os objetivos. São países que nunca organizaram este evento, tudo em busca da total globalização do futebol.

TECNOLOGIA EM EXPERIÊNCIA

No próximo dia 9, estarei apitando um jogo disputado entre Paulistas contra Cariocas, organizado pelo Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de São Paulo, Reinaldo Martorelli. A novidade será a experiência com implantação de tecnologia. Os treinadores poderão solicitar 4 paradas para análise de jogadas em vídeo e eu poderei mudar minha decisão. Vamos ver como funciona e é uma grande oportunidade para propor inovações.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa A. Pela regra, não é todo pênalti com uso da mão que deve ser mostrado o cartão amarelo. Depende do local onde ocorreu e da jogada interrompida.
Pergunta para próxima semana: (Responda a Enquete ao Lado)
O árbitro pode voltar atrás de uma decisão tomada, ou seja, marcar um pênalti e voltar atrás, anulando o pênalti?
a)      Sim, a qualquer momento.
b)      Não, em hipótese alguma.
c)       Sim, desde que o jogo não tenha sido reiniciado.
O leitor Douglas Santana, do Butantã, pergunta:
Se uma bola entrar por fora da rede e o árbitro marcar gol, a partida pode ser anulada? Não, as decisões do árbitro, mesmo que equivocadas são inalteradas. Existe apenas uma caso de partida anula, porque o árbitro cometeu erro de direito, não sabia a regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário