sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Reportagem | Fechamento de helipontos

Sete helipontos irregulares serão fechados
No total, São Paulo tem ao menos 215 helipontos registrados na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Desde o ano passado, uma lei municipal sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab exige que os equipamentos tenham licença ambiental.
Sete helipontos instalados a menos de 300 metros de hospitais, escolas e faculdades serão fechados pela Prefeitura.  
Na primeira lista de pontos de pousos e decolagens reprovados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente devido ao barulho estão os do Banco Santander, em Santo Amaro, e do Hotel Renaissance, nos Jardins. Segundo a Prefeitura, o primeiro afetava as atividades de três escolas e de uma faculdade. O segundo, do tradicional Colégio São Luís e outra faculdade.
Os cincos outros helipontos estão no bairro do Morumbi (Condomínio América Business Park), no Itaim (Heliponto Torre 2000), na Avenida Ibirapuera (Edifício Edel Trade Center), na Avenida Paulista (Brazilian Financial Center) e no Jabaquara (Centro Empresarial do Aço).
O Hotel Ranaissance diz que seu heliponto é licenciado pela Anac e ainda não recebeu nenhuma notificação da Prefeitura. O Santander, por meio de sua assessoria, também afirma ainda não ter sido notificado. Segundo a Prefeitura, o prazo para o fechamento é de 90 dias.
Associações pressionam
Cansadas do barulho, há anos associações de bairro lutam por um controle maior do vaivém de aeronaves. “Mesmo com as janelas antirruído que instalei, não consigo dormir antes da meia-noite durante a semana nem nas tardes de domingo, quando ao tráfego aumenta por aqui”, conta Susana White, moradora da cobertura de um edifício de quinze andares no Itaim Bibi. De sua janela, ela chega a ouvir e observar um helicóptero a cada dez minutos, nos horários mais movimentados.
Para tentar abafar esse zum-zum-zum, pressionada pelas associações de bairro, a prefeitura sancionou a lei que restringe o funcionamento dos helipontos.  
A cidade registra, atualmente, mais de 200 operações de pousos e decolagens por dia, com destaque para os bairros do Butantã e Vila Olímpia, campeões em número de helipontos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário