sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Esportes | Divisor de Águas

Silvia Vinhas
BandSport
DIVISOR DE ÁGUAS
O divisor de águas é aquele momento em que você toma uma decisão que vai mudar sua vida dali pra frente ou um acontecimento emblemático que será lembrado eternamente. A vida é feita de escolhas, aliás, somos as nossas escolhas. Mas como saber ao certo o rumo ideal? A vida também é feita de oportunidades que chegam, muitas vezes, silenciosas, apenas para os atentos aos detalhes. Minha vida está cheia de divisores de águas. Certas ou erradas, as escolhas são feitas com coragem e determinação. Deixar o Brasil como dentista e seguir em frente como jornalista. Surpreender o mundo do automobilismo como única repórter mulher, entrevistar Michael Jordan grávida de nove meses dentro do vestiário do Chicago Bulls, desfrutar da companhia de dois ícones mundiais da Formula Um, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, no meio do deserto de Phoenix, aprender, errar, aprender e errar de novo.
O esporte ensina tanto ou mais que a vida. Ninguém é campeão por acaso. Muitas derrotas antecedem a gloria. Subir o lugar mais alto do pódio exige sacrifícios às vezes insuportáveis e doloridos. Chorei com Maurrem Maggi, no ouro olímpico em Pequim, porque sei bem qual o valor da conquista para essa guerreira. Quantos atletas desistiram de suas vidas pessoais, aniquilaram seus músculos e tendões, em nome de um amor maior o de vencer seus próprios limites e o de alcançar o intransponível.
A Copa do Mundo na África, sem dúvida, foi um divisor de águas para o futebol mundial. Desafiou todos os prognósticos dos mais renomados analistas, que se renderam ao polvo Paul, aclamado por suas acertadas previsões. A magia do futebol uniu um povo e com a benção de Mandela, os africanos continuam surpreendendo. No Mundial de Clubes, o Mazembe do Congo, calou os colorados do Internacional, mostrando que a força está muito mais na determinação do que no talento.
A Copa do Mundo na África foi principalmente, um divisor de águas em minha vida. Lá descobri novos caminhos, abri novos horizontes, reconheci novos valores e o mais importante, encontrei o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário