sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Reportagem | Parque Ibirapuera

PARQUE IBIRAPUERA

Boa opção de lazer nas férias

O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São Paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais frequentado de São Paulo e com o maior número de atrações. Entre elas o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Jardim de Esculturas, Museu de Arte Contemporânea, Oca, Auditório Ibirapuera, Fundação Bienal, Museu Afro Brasil, Planetário, Escola de Astrofísica, UMAPAZ (Universidade Aberta ao Meio Ambiente), Viveiro Manequinho Lopes, Ginásio do Ibirapuera, Escola de Jardinagem, Quiosque da Saúde, Praça Burle Marx, entre outras. Além disso, há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground. E a entrada de cães é permitida.
O aluguel de bicicletas no Parque Ibirapuera é feito próximo ao Portão 3. O responsável pelo serviço é Flávio, que aluga somente bicicletas individuais pelo preço de R$ 5,00 a hora. O seu telefone de contato é 8753-1617.
História do parque 
A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa “pau podre ou árvore apodrecida” em língua tupi; “ibirá”, árvore, “puera”, o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a ideia, até que um modesto funcionário da Prefeitura de São Paulo, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.
Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
A comissão foi criada e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar. Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico.

Serviço: Parque Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. Telefone: 5573 - 4180. Horário de Funcionamento: todos os dias, das 5h às 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário