Silvio Pereira Consultor |
Além dos roubos no mundo real dos caixas eletrônicos que impressionam pela audácia e quantidades feitas nos últimos tempos, a invasão de contas de clientes com desvios de identidade e senhas com o objetivo de se apropriar de valores, esta semana os bancos sofreram ataques que tem como consequência a indisponibilidade dos serviços. Tecnicamente são ataques DDoS (Distributed Denial of Service) que devido as características causam a impossibilidade de acesso aos sites dos bancos. No ataque distribuído de negação de serviço, o sistema não tem como identificar se o acesso é feito por um cliente ou pelas milhares de conexões simultâneas originadas pelos atacantes causando indisponibilidade de acesso.
Esta forma de ataque não tem como característica conseguir informações e nem desviar dinheiro dos clientes, somente de causar um incomodo de não acesso ao banco pela internet. Apesar dos bancos possuírem uma serie de recursos de defesa para este tipo de ataque, a indisponibilidade é percebida por um período de tempo, como foi sentido pelos clientes dos Bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC nesta semana.
O grupo de hackers Anonymous @anonBRNews assumiu a autoria do ataque e disse que o intuito é conscientizar mais as classes C, D e E sobre as injustiças causadas pela desigualdade social, por este motivo é que o ataque foi feito na semana de pagamento dos funcionários e originou o manifesto no twitter chamado de #OpWeeksPayment.
Vejam alguns links interessantes sobre estes ataques.
Se precisarem de esclarecimento ou tiverem alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, façam o comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário