Primeiro trecho da ciclovia foi entregue em 1996, porém hoje divide espaço até com pontos de ônibus |
Até o final do primeiro semestre deste ano, a Avenida Brigadeiro Faria Lima deve ganhar em seu canteiro central mais dois quilômetros de ciclovia, no trecho ente a Rua dos Pinheiros e a Avenida Cidade Jardim. A obra será viabilizada por meio de recursos obtidos pela Operação Urbana Faria Lima, ao custo de R$ 8,6 milhões.
A via exclusiva para ciclistas na Faria Lima já contava com um trajeto entre as ruas Mário Guastini e Cardeal Arcoverde, implantado em 1996. Porém, ao longo dos anos o traçado foi descaracterizado por intervenções no canteiro central, algumas executadas pela própria Prefeitura de São Paulo, como a instalação de pontos de ônibus.
Já em 2008, a gestão de Gilberto Kassab anunciou a expansão da ciclovia em 9,3 quilômetros, ligando a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) às imediações do Shopping Morumbi. No entanto, a administração municipal não esclarece por que todo o trajeto da ciclovia não será implantado, já que a operação urbana tem disponível no caixa cerca de R$ 740 milhões.
A operação urbana permite a construção de imóveis acima dos limites permitidos pela lei de zoneamento de determinada região, em troca de pagamentos à Prefeitura. Com esses recursos, a administração municipal faz investimentos de infraestrutura na área onde serão erguidos os empreendimentos. A ciclovia é considerada uma intervenção necessária para que a Prefeitura obtenha a licença ambiental para o restante do projeto, que inclui a revitalização do Largo da Batata.
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