A oito meses das eleições municipais poucos são os candidatos conhecidos pelos paulistanos. Pesquisa Datafolha realizada há dez dias indicou que entre os nomes mais lembrados nas ruas estão os de Celso Russomano (PRB), Netinho de Paula (PC do B) e Paulinho da Força (PDT), sendo que cada um deles não têm mais que 21% das intenções de voto.
Mas, apesar de estarem entre os mais lembrados no momento, Netinho de Paula e Paulinho da Força são os líderes no quesito rejeição, com 35% e 33%, respectivamente. Celso Russomano leva vantagem em relação aos dois, pois 12% dos entrevistados no levantamento não votariam nele.
Segundo os coordenadores dos principais institutos de pesquisa do País, como Datafolha e Ibope, o cenário político paulistano deve mudar quando a eleição estiver mais próxima. Os fatores que podem ser decisivos para a mudança na disputa pela Prefeitura são o tempo de exposição na TV e o apoio de “padrinhos”. O petista Fernando Haddad, por exemplo, terá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu lado.
Já o candidato do PSDB que será escolhido por meio de prévias partidárias contará com a ajuda do governador Geraldo Alckmin, que apesar de não ter o mesmo impacto de Lula pode influenciar um terço dos eleitores, conforme indicou o Datafolha.
Por sua vez, Gilberto Kassab (PSD) encontrará mais dificuldades para tornar popular o seu candidato, já que influencia no voto de apenas 14% dos paulistanos, fazendo com que o tempo da propaganda eleitoral na TV seja o principal trunfo para montar a imagem do seu substituto na Prefeitura de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário