Novo Plano Diretor será sugerido à Prefeitura, a fim de manter características do bairro |
Para tentar preservar a identidade cultural e o comércio da Vila Madalena, moradores em parceria com empresários locais desenvolvem um novo Plano Diretor do bairro para ser encaminhado como sugestão à Prefeitura de São Paulo. No estudo são abordadas questões urbanísticas como controle da verticalização, dimensões das calçadas, transporte e trânsito.
O Plano Diretor começou a ser discutido depois que um morador por meio de um blog (http://movimentopelavila.com.br) criou um abaixo-assinado solicitando o tombamento do bairro, em virtude da expansão do mercado imobiliário. Para quem mora na Vila Madalena, os novos edifícios ameaçam substituir pequenos imóveis onde funcionam ateliês, bares, restaurantes e lojas de moda. Casas e sobrados onde estão moradores antigos, alguns há mais de 50 anos, também estão na mira das incorporadoras.
A iniciativa de se elaborar novas leis de zoneamento teve o apoio da construtora Zarvos, já com três edifícios em projeto na Vila Madalena. No entanto, moradores e parte dos empresários locais continuam a defender o tombamento como a alternativa mais adequada para preservar as características residenciais, artísticas e boêmias do bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário