sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Informatica | Computador rápido

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Processador, memória e disco
Qual a sua importância?
Hoje em dia, quando queremos um computador muito rápido, associamos a compra a um equipamento com o processador de ultima geração, com muita memoria e um disco rígido (HD) bem grande.
Esta analise na maioria das vezes pode funcionar, mas existem pontos bem importantes que podem ajudar na tomada de decisão da compra do equipamento ideal para a sua atividade e uso. Se a utilização não necessitar de recursos muito avançados, é preferível adquirir um equipamento adequado às necessidades e trocar o equipamento com maior frequência do que comprar um equipamento de ultima geração e demorar mais para troca-lo. Como a mudança de tecnologia é muito rápida, o melhor equipamento de hoje será o equivalente ao equipamento menor daqui um ano.
Para fazermos a melhor escolha, precisamos entender um pouco o que cada parte do computador faz e ver quais delas são mais importantes para a nossa necessidade.
Em linguagem bem simples farei uma breve descrição de cada parte importante de um computador:
Processador: É o cérebro do computador, pois processa todos os cálculos e tem a função principal de comandar e manipular todas as outras partes.
Memória: Tem a função principal de ajudar o processador a manipular os dados recebidos, ou seja, quanto mais memoria o computador tiver o processador terá mais facilidade em processar os dados.
Disco (HD): A sua função é armazenar as informações para que o processador e a memoria possam utiliza-los. Todos os dados e softwares são armazenados no HD. Quando desligamos o nosso equipamento, o processador e a memoria não armazena nenhuma informação. Ao ligarmos o equipamento, o processador comanda a leitura do sistema operacional gravado no disco, passando a colocar em memoria os dados necessários para manipular o computador e executar as funções solicitadas pelo usuário.
Se quiser ter um computador mais rápido e não adquirir o processador de ultima geração, coloque mais memoria e escolha um HD rápido, se já possui uma maquina com um processador de ultima geração e não esta satisfeito com o resultado, analise o sistema operacional utilizado e utilize também um disco em estado sólido, você pode se surpreender com a melhora.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Arbitragem | Machismo britânico

Savio Spinola
Arbitro FIFA
Machismo britânico

Nesta semana falou-se muito sobre o machismo de cronistas esportivos ingleses que comentaram sobre a desqualificação de árbitras, considerando que as mulheres não conhecem as regras de jogo. O canal britânico de televisão Sky Sports demitiu um comentarista e suspendeu um narrador. As portas da arbitragem estão abertas a todas as mulheres que querem se desenvolver na carreira. No cenário mundial, temos grandes exemplos de mulheres que mostraram competência e trabalharam em grandes jogos disputados por homens. A exigência que a FIFA faz é que sejam aprovadas nos testes físicos, atingindo os índices masculinos para atuarem em jogos praticados por homens. Para ser árbitro independe de raça, nível social e sexo para ter uma grande carreira.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa C. Em um arremesso lateral o jogador adversário tem que ficar a uma distância de 2 metros.
Pergunta para próxima semana:
Para cobrar um arremesso lateral, o executor tem uma distância máxima da linha?
a)      Sim, 2 metros.
b)      Sim, 1 metro
c)       Sim, 9,15 metros
d)      Não
O leitor José Goes, do Campo Limpo, pergunta:
Em um jogo do campeonato aqui no bairro, o jogador cobrou arremesso lateral para seu goleiro, a bola bateu na mão do goleiro e entrou no gol. O árbitro marcou escanteio, está certo?
Não, deveria validar o gol porque a bola bateu em outro jogador se a bola entrasse diretamente no gol que deveria marcar escanteio.
Sálvio Spínola é árbitro credenciado pela FIFA. Tire suas dúvidas com ele pelo leitor@grupo1.com.br

Esportes | O medo

Silvia Vinhas
BandSport
O medo paralisa o sucesso
A obsessão da equipe do Corinthians em conquistar a Libertadores já extrapolou o normal. Único título que falta ao clube, a jornada rumo à conquista  sul-americana é capaz de paralisar talentos como Roberto Carlos e Ronaldo. O assunto já se tornou tabu entre os próprios torcedores. Quer deixar corintiano desestruturado, basta lembrá-lo a falta do título. No ano do centenário, o “Cem Nada” estampado nas principais capas de jornais doeu na alma, muito mais pela desclassificação da competição. O inconformismo ultrapassa o lógico e destrói as principais estratégias dos melhores técnicos. Os jogadores se cobram de tal forma que chegam ao exagero. As feições de Ronaldo e Roberto Carlos no final da partida contra o Tolima, no Pacaembu, eram de pura derrota. Astros de renome como eles não se conformam com essa derrota. Por outro lado, esses ídolos buscando incessantemente esse feito, demonstram garra e determinação e um comprometimento “fiel” com os resultados e com a profissão que escolheram.
Analisando o ponto de vista comportamental, os ídolos maiores emocionam a todos pela atitude guerreira deles no jogo, nos fazendo crer que ainda podemos acreditar nos ídolos poderosos financeiramente.  Eles deram demonstração de luta, vontade, superação.  No final, a decepção pela falta de um resultado positivo, foi, no conjunto da obra, um sinal, mesmo que adverso, que o amor à camisa e o compromisso com a torcida, comissão técnica, dirigentes e patrocinadores ainda existe.
Se por um lado a Libertadores se transforma numa das tarefas mais complexas, por outro, a consciência e comprometimento dos jogadores pela importância desta competição  pode trazer uma harmônica relação de amor entre jogadores e torcida.
Quanto tempo o Corinthians levou pra construir um estádio, e agora tem o projeto pronto e consolidado? Diante deste espírito guerreiro é uma questão de tempo pro Timão conquistar este título tão sonhado, o de campeão da Taça Libertadores da América.
Se o medo paralisa o sucesso, a busca pela conquista nos desafia.
E vencer passa a ser consequência.
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Opiniao | Janeiro em Sao Paulo

São Paulo, uma cidade especial em
janeiro... apesar das fortes chuvas

O dia a dia em São Paulo no mês de janeiro, com cerca de 40% de sua população na praia ou no campo, seu trânsito flui rapidamente e a cidade se torna uma das mais aprazíveis do mundo. Sim, do mundo, pois qual a cidade grande que não tem fila para o teatro, cinema, restaurante e outros entretenimentos?  Em São Paulo, não tem. 
Neste mês, aconselho passear pela Rua Maceió em Higienópolis, e comer um pastel de carne, queijo ou palmito. É um manjar dos deuses, como diz a jornalista Cláudia Monteiro De Castro, da revista Comunitá Italiana. E mais. Visite também a Vienna, e experimente o doce mais pedido pelos clientes – sonho com creme holandês. Nas praças de alimentação dos shoppings se pode comer a preços razoáveis sushi, baked potato, casquinhas de siri ou outras guloseimas. Se você gosta de pizza especial em fatias, vá no “Sujinho” da Rua Augusta, aberto até altas horas da noite – “Pizza em Pedaços”.
E ainda, no cinema do SESC da Rua Augusta, um dos mais charmosos de Sampa, onde se pode bebericar um drinque, comer um sanduíche ou tomar um café enquanto vê um filme. Notável!
Para relaxar, nada melhor do que o Parque Ibirapuera, local para a prática de esportes, passeios... um pulmão verde em São Paulo.
Precisa dizer mais de São Paulo? Aproveite bem a sua cidade.
O. Donnini, jornalista.  - oduvaldodonnini@terra.com.br

Cidade | Pinheiros qualidade de vida

Pinheiros tem a melhor qualidade de vida

Pesquisa da Rede Nossa São Paulo sobre a qualidade de vida dos paulistanos mostra que a região de Pinheiros, formada pelos distritos de Pinheiros, Alto de Pinheiros, Itaim Bibi e Jardins, é a única da Capital com avaliação positiva de seus moradores. A entidade estabeleceu a nota 5,5 - de 1 a 10 como média mínima para indicar um índice satisfatório da população. O levantamento foi realizado entre 29 de novembro e 12 de dezembro de 2010 e também serviu como referência quanto à opinião da população referente a instituições e serviços públicos.
Pinheiros obteve nota 6,2 de seus moradores, pois segundo os organizadores do estudo, é uma região que além de ter considerável infraestrutura e nível socioeconômico, recebe mais atenção do poder público, pois é onde moram formadores de opinião e a população é mais organizada para fiscalizar todas as esferas de governo. 
A região do Butantã, composta pelos distritos do Butantã, Morumbi, Rio Pequeno, Vila Sônia e Raposo Tavares, teve nota 5,4, a segunda mais alta da Capital, ao lado da Lapa. Já Santo Amaro, ficou com 4,9. As regiões com as piores notas foram a de Cidade Ademar e Capela do Socorro, ambas na zona Sul e com 4,6.
A nota geral da cidade em relação à qualidade de vida ficou em 5,0, uma leve melhora em comparação ao estudo de 2009, quando a avaliação ficou em 4,8. A pesquisa de 2010 foi realizada antes do período de chuvas e mostrou que 51% dos paulistanos deixaria São Paulo para viver em outro município. As áreas que mais influenciaram na pontuação negativa da Capital foram Transporte/Trânsito, 4,2 e Transparência Política, 3,5. As que tiveram melhor nota foram Relações Humanas, 6,9 e Trabalho, 6,1. Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no site http://www.nossasaopaulo.org.br .

Cidade | Praça Victor Civita

Parceria da Victor Civita continua valendo

O Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de São Paulo e o Grupo Abril para a criação da Praça Victor Civita foi aprovado pela 1ª Vara da Fazenda Pública. O Ministério Público Estadual (MPE) havia pedido a anulação do acordo, pois alegava que o terreno de 13.700 m2 na Rua Sumidouro, onde foi implantado o espaço de lazer, ocupava quase 50% de uma área de 34 mil m2, destinada a viabilização de um parque público pelo Plano Diretor. Para a 1ª Vara da Fazenda, como não há indicação das dimensões exatas do parque, a parceria entre o Município e a empresa continua valendo. A Praça Victor Civita foi inaugurada em novembro de 2008, após um ano e meio de obras. Antes de o projeto ser executado, funcionou por quatro décadas no terreno um incinerador de lixo, que deixou o solo contaminado. No entanto, hoje os frequentadores do local não estão sujeitos a risco de contaminação, pois foram realizadas intervenções técnicas no solo e instalado um deck de madeira na praça. 

Cidade | Pinheiros nosso bairro

O adeus de um bairro registrado em imagens

Pinheiros é considerado pelos historiadores como um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo, com 450 anos completados em 2010. Porém, com o início da reconversão urbana do Largo da Batata e a chegada de uma nova linha do Metrô na sua área central, parte significativa de sua história começa a mudar. A fim de registrar essa transformação, o professor de fotografia Emidio Luisi desenvolveu um curso realizado no SESC Pinheiros, que resultou na exposição “Etnografia Pinheiros: Nosso Bairro, Nossa Gente”, em cartaz até domingo (30), na Rua Paes Leme, 195.
A mostra reúne mais de 100 imagens captadas pelas lentes dos alunos de Emidio Luisi, que passaram cerca de 40 dias clicando lugares conhecidos e pessoas anônimas com o objetivo de compor uma galeria de rua ao lado do SESC, onde o cotidiano e a história do bairro ficassem em evidência. “Escolhemos um espaço público para apresentar os trabalhos, pois é um local democrático, onde todos podem se identificar com o ambiente urbano que habitam e se reconhecer nos rostos daqueles que estão nas fotografias”, diz Emidio.
Emidio Luisi nasceu na Itália em 1948 e veio com a família para São Paulo aos 7 anos de idade. Cresceu na Barra Funda, onde predominava a imigração italiana e os moradores preservavam costumes do país de origem. Devido à proximidade do bairro em que morava em relação a Pinheiros, conheceu um Largo da Batata que em breve existirá apenas em suas lembranças e na de moradores e comerciantes antigos. “O que notamos ao longo do trabalho foi que as pessoas sentem necessidade em contar como era o lugar onde hoje vivem e que talvez não estarão mais daqui a alguns anos ou até meses, pois amigos e vizinhos já não fazem mais parte dali”.
Para Emidio, a mostra tem o papel fundamental de preservar as memórias de um espaço da cidade que não será mais o mesmo em prol do progresso. “A revitalização do Largo da Batata e a chegada do Metrô proporcionam modernidades que valorizam a região, mas fazem com que calçadões e grandes prédios substituam pessoas que há mais de meio século construiriam a história de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Creio que em menos de cinco anos, Pinheiros já não será mais o mesmo de outros tempos”.
Etnografia Pinheiros: Nosso Bairro, Nossa Gente - Rua Paes Leme, 195, ao lado do Sesc Pinheiros / Tel.:3095-9400. Até 30 de janeiro.
Diego Gouvêa

Cidade | Rua dos Pinheiros

Rua dos Pinheiros de cara nova

A Rua dos Pinheiros, um dos endereços mais nobres da Capital, poderá ganhar um novo visual, pois foi realizada ontem (27), na sede da Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais,  a primeira reunião sobre a reconversão da via em um bulevar. Participaram do encontro, técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e representantes de moradores e comerciantes locais.
Na ocasião, foram discutidas as possíveis intervenções urbanísticas na Rua dos Pinheiros, como o plantio de árvores e a requalificação das calçadas, que inclui o aterramento da viação elétrica, hoje suspensa por postes. “Moradores e comerciantes das ruas do entorno, como a Virgilio de Carvalho Pinto e Fradique Coutinho, por exemplo, também serão beneficiados quando o projeto se concretizar, pois representará um ganho em qualidade de vida para todos do bairro”, disse a diretora da Gazeta de Pinheiros, Ana Lúcia Donnini.
Participaram da reunião o delegado do Creci - Pinheiros e presidente do Centro Empresarial, Social e Cultural de Pinheiros, Orlando Pimenta; o empresário Nicola Storell; o morador do bairro e publicitário Sérgio Andreucci e a também moradora do bairro e artista plástica Ana Maria Mortari. Representando a Secretaria do Verde estiveram Pedro Perez, Elaine Pereira, Daniel Frazão e André de Jesus Ferreira.
Os interessados em conhecer mais detalhes sobre a iniciativa podem entrar em contato com a Gazeta de Pinheiros pelo e-mail analucia@grupo1.com.br. Nas próximas edições, serão divulgadas as datas das novas reuniões referentes às melhorias na Rua dos Pinheiros.

Cidade | Ciclovia criticas

Falta de ciclovia gera críticas

Apesar do novo trecho da Ciclofaixa de Lazer ter sido inaugurado no último domingo (23), grupos de cicloativistas reivindicam mais opções de caminhos para circularem pela cidade. A principal crítica deles é direcionada aos projetos de ciclovias anunciados há alguns anos pela Prefeitura de São Paulo que até hoje não saíram do papel.
“Nos anos 1990 foram anunciados 300 quilômetros exclusivos para bicicletas, mas até agora nada. Ninguém fala em prazos quando anuncia uma nova ciclovia”, afirmou a cicloativista Renata Falzoni, durante a inauguração da Ciclofaixa de Lazer. O trajeto da Avenida Eliseu de Almeida, protelado desde 2007, é um dos que já deveriam existir. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o projeto passa atualmente por uma “readequação técnica” por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Ciclofaixa de Lazer - O novo trecho da Ciclofaixa de Lazer vai do Parque do Povo até o Parque Villa-Lobos, também permitindo aos usuários o acesso aos parques Ibirapuera e das Bicicletas. O horário de funcionamento é das 7h às 14h, somente aos domingos.

Cidade | Terreno no Itaim

Itaim se rebela contra venda de terreno

Moradores do Itaim Bibi se mobilizam para evitar que a Prefeitura de São Paulo ponha à venda ao mercado imobiliário um terreno de 20 mil m² onde funcionam duas escolas, uma biblioteca e um posto de saúde. A intenção da administração municipal é que a construtora interessada na área construa em contrapartida 200 creches em bairros carentes da Capital.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcos Cintra, afirma que as escolas e o posto de saúde (UBS) não serão retirados do local. “Apenas uma unidade da Apae e a Biblioteca Anne Frank terão de sair. Os demais equipamentos públicos permanecerão no terreno, porém, em novas e modernas instalações”.
No entanto, pais de alunos da escola Tide Setúbal já aderem a um abaixo-assinado contra a decisão da Prefeitura, pois afirmam não terem garantias quanto à permanência da instituição de ensino no local. Já os moradores do bairro, por meio da Sociedade Amigos do Itaim Bibi (Sabibi), temem perder a área verde que há no terreno.

Cidade | Dengue recorde

Casos de dengue batem recorde na região

De acordo com os números do Ministério da Saúde, divulgados na mídia, o número de casos de dengue no estado de São Paulo subiu em 1.983,5% de 2009 para 2010. Foram notificados 202.312 casos da doença de janeiro até o dia 16 de outubro passado, contra 9.710 em 2009.
Na liderança do ranking da dengue, a zona Sul tem quatro bairros entre os dez com maior número de moradores afetados. Campo Limpo teve o maior número de casos; total registrado na cidade é maior do que nos últimos oito anos.
Mesmo sendo a região menos populosa da Capital, a Zona Oeste teve três bairros entre os seis primeiros. Em algumas Ruas da Vila Gomes, dentro do distrito do Butantã, a transmissão ganhou características de epidemia. Nas proximidades da Rua Professor Ary Bouzan, pelo menos cinco casos foram registrados quase simultaneamente.
O Butantã, que está em oitavo lugar na lista e registra 191 casos, na verdade é o recordista da dengue, pois apresenta coeficiente de incidência de 397,6/100 mil habitantes. Na sequência aparece o distrito da Vila Sônia com 264,7/100 mil habitantes. 
Dicas de prevenção
·     Ralos: devem ser vedados com tampa abre e fecha ou tela.
·     Vasos sanitários: Se não houver uso diário, devem ser mantidos tampados.
·     Piscinas: Requer tratamento com cloro. Fora de uso, redução do volume de água e aplicação semanal de produto.
·     Pratos e vasos de plantas: Devem ser abastecidos com areia grossa até a borda.
·     Caixas d´água: Devem ser mantidas vedadas e sem frestas, com limpeza regular.
É responsabilidade de cada um agir para aniquilar as possibilidades de procriação do mosquito. Afinal, é impossível ao poder público vigiar  locais como os quintais das casas, as calhas, os vasos de plantas de todas as residências etc. Mas esse processo de conscientização também é trabalho do governo, seja através de campanhas públicas ou de ações pontuais nas escolas.

Dicas | Parede x Umidade

PAREDES - Saiba como acabar com a umidade

A umidade excessiva nas paredes, além de deteriorar a pintura, a base do acabamento etc, cria também aquilo que chamamos de mofo ou bolor, que são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
As paredes fazem parte da estrutura de uma casa, sem, no entanto, serem elemento de sustentação de uma habitação. Além de dividir os cômodos e nos proteger de acontecimentos externos, as paredes são usadas com outras finalidades, como para passar canos de água, gás, eletricidade, telefone, cabos de antenas, fios de campainhas, segurar as caixas que suportam janelas e portas, prateleiras, quadros etc... e ainda suportam parte do peso da construção, por isso devem estar sempre em ordem, pois o mofo, bolor e umidade podem causar sérios danos à estrutura da casa, comprometendo todo o ambiente.
Mas antes de qualquer investimento em produtos contra a umidade, devemos tentar evitá-la:
·   Colocando calhas no telhado (para evitar que pingos respinguem nas paredes)
·   Retirando qualquer material úmido que esteja perto ou encostado nas paredes
·   Se o solo é muito úmido, fazer o piso da casa acima do solo
·   Se possível eliminar sombras que possam atuar sobre a casa
·   Verificar se existe algum cano vazando dentro da parede
·   Ventilar o ambiente o mais possível, seja de uma maneira natural (abrindo portas e janelas) ou mecânica(com ventilador ou desumificador).
A umidade excessiva nas paredes, além de deteriorar a pintura, a base do acabamento etc, cria também aquilo que chamamos de mofo ou bolor, que são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
Segundo a bióloga Regina Monteiro, da USP (Universidade de São Paulo), os fungos são bastante sensíveis a compostos como detergente, amoníaco, cloro e álcool.
Dicas que podem resolver
Seu quarto mais do que frio está úmido - o que ocasiona esta sensação de frio - e isto é sempre um problema. O ideal era poder fazer alguma reforma para sanar definitivamente o problema, às vezes abrindo nova janela, etc.
Mas, nem sempre isto é possível. Existem então outras maneiras de minimizar a umidade.
·     Basicamente, o fato está em aumentar artificialmente a ventilação do ambiente de forma a acelerar o processo de evaporação da umidade. É esta umidade concentrada que forma o mofo ou bolor nos objetos do ambiente.
·     Uma solução, caso você não tenha boa aeração natural do ambiente (janela por onde entra sol e vento) seria instalar um ventilador e usá-lo com frequência de forma a criar uma boa circulação do ar. 
·     Para melhorar devemos mudar a iluminação. Mesmo a luz artificial, gera um pouco de calor que ajuda na evaporação da umidade. Faça com que seu quarto seja mais iluminado, acrescentando abajures que use lâmpada incandescente - mesmo que de 40 wats (gasta menos). Isto já aumenta o calor do ambiente.
·     Se for possível - compre um pequeno aquecedor portátil e use-o, mesmo que sejam só 15 minutos diários - aquecedores gastam muita energia - sua conta de luz vai subir um pouco.
·     Para os cantos escuros e úmidos - como nos armários, você poderá usar produtos anti-mofos que se vendem nos supermercados. Eles ajudam muito, contanto que você sempre respeite seu tempo de uso, pois eles absorvem umidade até a saturação. A partir daí não são mais eficientes e é preciso trocá-los.
·     Antes de colocar o produto anti-mofo, dê uma boa limpeza nos cantos que acumulam mofo (o bolor é uma cultura de fungos). Use produtos de limpeza doméstica e seque bem o local.
·     Se você tiver cantos de armário que fiquem encostados a paredes eternamente úmidas, forre-os com plástico para retardar o contato com a umidade.
·     Limpe todo o bolor dos objetos. Com esta boa faxina, você poderá, enfim, guardar tudo e colocar o produto anti-mofo nos pontos estratégicos.
Na próxima edição, daremos dicas de como utilizar os produtos anti-mofo para manter suas paredes em dia.  
Oziete Trindade
Serviço:
C&C – Casa e Construção -  www.cec.com.br
Conibasewww.conibase.com.br
Dicico www.dicico.com.br
Faz Fácilwww.fazfacil.com.br
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, s/n (Marginal Pinheiros - próximo à Ponte do Morumbi). Tel.: 3759-5800 – www.leroymerlin.com.br
Telhanortewww.telhanorte.com.br

Cidade | Tempestades

Tempestades deixam bairros às escuras

As ocorrências de falta de energia elétrica aumentam 25% no verão. Basta o céu escurecer, o vento soprar um pouco mais forte e a chuva começar a cair para que os técnicos da AES Eletropaulo fiquem em alerta. O motivo principal para a interrupção de energia é a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica.
A chuva que caiu nesta semana provocou queda de granizo colocando toda a cidade em estado de atenção. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 24 árvores caíram na Capital, provocando a interrupção de energia em 39 pontos da cidade. O bairro de Pinheiros foi o mais afetado, ficando no sábado, das 17h às 22h sem luz. No domingo, foi à vez do Butantã e o Morumbi ficarem às escuras. Até o Shopping Morumbi e o Centro de Exposições Imigrantes, ambos na zona Sul, ficaram sem energia. O aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos e decolagens, das 14h35 às 15h13.
Problemas no trânsito
Além de interromper a energia, as árvores caídas também atrapalham o trânsito e dificultam o acesso das equipes da Eletropaulo. As vias mais prejudicadas foram as marginais Tietê e Pinheiros, onde uma árvore caiu sobre vários carros e interditou a pista local no sentido Interlagos.
O diretor da Eletropaulo, Otávio Grillo, explicou que os técnicos da concessionária só podem trabalhar depois que os galhos e o tronco das árvores são retirados, o que retarda ainda mais o restabelecimento dos serviços.
“Os grandes problemas de São Paulo (para o trabalho dos técnicos) são o trânsito e os alagamentos, que dificultam a chegada das equipes”, disse.

Dicas | Parque Raposo Tavares

Parque Raposo Tavares

Uma boa opção de lazer nas férias.
O Raposo Tavares destaca-se como o primeiro parque da América do Sul a ser construído sobre um aterro sanitário. Apresenta, por isso, características peculiares: seu solo é formado por camadas compactadas, sendo revestido por uma camada de argila para diminuir a emanação de gases, e por outra de terra que serve de substrato à vegetação. Localizado junto à rodovia Raposo Tavares, o parque homenageia o bandeirante de mesmo nome.
Com um área de 195.000 m2, o parque possui campo de malha, pista de cooper, playground, quadras poliesportivas, campo de futebol, sanitários, campinhos de terra, áreas de estar e aparelhos de ginástica. Na fauna local foram identificadas 31 espécies de aves incluindo o periquito-rico, endêmico de Mata Atlântica. Outras aves de área aberta são avistadas, como a coruja-buraqueira, a coruja-do-mato, a andorinha-pequena-de-casa, o bentevi-do-gado, o chopim e o tico-tico. Dentre as espécies migratórias estão o suiriri e o andorinhão-do-temporal. A flora é constituída de áreas ajardinadas e bosques, com destaque para exemplares de tamboril, pau-ferro, seafórtia, acácia-negra, faveira, jerivá, quaresmeira, paineira, pau-formiga, sibipiruna, resedá, pinangee urucum. Vale a pena fazer uma visita. 
Serviço: Rua Telmo Coelho Filho, 200 - Vila Albano. Funcionamento: da 7h às 18h. Mais informações no tel.: 3735-1372.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Informatica | Banda Larga Velocidade

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Banda Larga
Aumente a sua velocidade
Recentemente passei por um momento, no mínimo curioso, na empresa que trabalho. Até o mês passado utilizávamos um link de internet corporativo, fornecido por uma grande operadora de banda larga, com velocidade de 1Mbps (download) com 1 Mbps (upload) com IP fixo e garantia de velocidade de 98%.
A partir de janeiro a mesma empresa de banda larga possuía uma opção que fornecia um serviço empresarial com velocidade de 30 Mbps (download) com 1 Mbps (upload) com IP fixo e garantia de velocidade de 10% pela metade do preço. Mesmo que obtivéssemos somente 10% sempre, o que não acontece, já teríamos 3Mbps e ainda com um custo bem inferior ao anterior. Esta nova opção de banda larga a 30 Mbps melhorou muito o desempenho que precisávamos para navegação, para baixar os softwares que com frequência utilizamos na internet e ainda trazendo um beneficio financeiro para a empresa.
Outro fato curioso, ocorreu na minha residência, o link que era de 1 Mbps foi passado para 5 Mbps, sendo avisado pelo provedor de serviço de banda larga como um beneficio sem nenhum custo adicional.
Portanto, se possui na sua residência ou escritório um link com um contrato antigo (mais de 1 ano) e não esta satisfeito com a velocidade e o valor pago, ligue imediatamente para o seu provedor de serviço de banda larga ou concorrente e peça uma nova proposta.
Esta atitude deve ser feita em todos os serviços com contratos anuais, faça um teste com o seu prestador de serviços de TV a cabo, telefonia fixa e telefonia celular, ligue e se informe dos novos serviços e dos concorrentes e peça uma avaliação de melhoria do serviço atual e dos valores pagos.
Tenho certeza que fará um bom negocio na redução do valor e na melhoria de desempenho dos serviços contratados.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br
Vejam uma materia interessante na edição de 28/05/2009 no Jornal da Globo de Flavio Fachel coluna conecte, sobre banda larga, para ver como muita coisa mudou em um ano e meio, em:
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1172043-16021,00-BANDA+LARGA+E+FUTURO+OU+PRESENTE+DA+INTERNET+NO+BRASIL.html ou assista o video abaixo:

Arbitragem | Revelação

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
Revelação de jogadores e de árbitros

A Copa São Paulo de Futebol de Juniores, que tradicionalmente tem sua final no dia do aniversário da Cidade de São Paulo, encerra-se com a revelação de grandes talentos para o futebol brasileiro e internacional. Em breve, estaremos vendo no futebol profissional grandes jogadas e belos gols feitos por esses garotos. No campo da arbitragem, a mesma coisa. Esta competição é uma grande oportunidade para o surgimento de novos árbitros porque passam por verdadeiros testes, apitando jogos disputadíssimos, com toda a pressão das imagens da televisão e principalmente com a tensão de ser um jogo decisivo a cada rodada. Com boas atuações na Copa São Paulo, o árbitro tira seu passaporte para apitar os grandes jogos profissionais e se firmar na carreira.
Resposta da pergunta da semana anterior:
Alternativa A, as decisões do árbitro sempre são definitivas.
 Pergunta para próxima semana:
Qual a distância que um jogador tem que ficar do adversário quando este vai cobrar um arremesso lateral?
a)      Não tem distância exigida na regra
b)      9,15m
c)       2,00m
d)      11,00m

Sálvio Spínola é árbitro credenciado pela Fifa.

Esporte | Ah, moleque!

Silvia Vinhas
BandSport
Ah, moleque!

Numa fase de grandes tragédias atmosféricas no Brasil e no mundo, lá vem o futebol, de novo, nos dar um pouco mais de conforto e alegria.
Neymar volta a encantar o mundo. Após os quatro gols marcados na estreia do Sul-americano sub-20, o garoto foi comparado a Maradona. Não gosto de comparações, “novo Pelé”, “novo Robinho”, se for assim, fico com o Neymar-pai que gosta de comparar o estilo do filho com Garrincha. O certo é que Neymar encanta o mundo como se fosse o Ballet Bolshoi, faz renascer o futebol bonito após a pífia presença da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. Quando nossas grandes estrelas estão apagadas, Kaká, Robinho, Luis Fabiano, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, e com Lionel Messi sendo considerado o melhor do mundo, o hoje aclamado “NeyMaradona”, deixa o planeta a seus pés. Sua facilidade em criar verdadeiros lances de craque nos faz perder o fôlego diante de tanto talento.
Sinto que Neymar está amadurecendo. As duras críticas sofridas nos episódios passados serviram como  aprendizado. O jogador está sendo lapidado e corresponde às expectativas como se soubesse exatamente qual a missão que lhe foi reservada aqui na Terra. Característica inerente aos grandes gênios que simplesmente nascem assim.
Da última vez que nos deliciamos com tanta irreverência, o craque atendia pelo nome de Robinho e deixava o mundo boquiaberto como se brincasse com a bola entre os pés mais experientes, numa ginga impressionante nunca antes imaginada. Neymar vem de boa linhagem.
Será que o Santos pode ser considerado o epicentro de descobertas de gênios do futebol? O clube é celeiro de craques com a benção do melhor do mundo e eterno Rei Pelé.
Brasileiros, cheios de graça, de ginga e de bossa. Uma paixão nacional, sim.
Ah, moleque!

Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br