sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Esporte | Ah, moleque!

Silvia Vinhas
BandSport
Ah, moleque!

Numa fase de grandes tragédias atmosféricas no Brasil e no mundo, lá vem o futebol, de novo, nos dar um pouco mais de conforto e alegria.
Neymar volta a encantar o mundo. Após os quatro gols marcados na estreia do Sul-americano sub-20, o garoto foi comparado a Maradona. Não gosto de comparações, “novo Pelé”, “novo Robinho”, se for assim, fico com o Neymar-pai que gosta de comparar o estilo do filho com Garrincha. O certo é que Neymar encanta o mundo como se fosse o Ballet Bolshoi, faz renascer o futebol bonito após a pífia presença da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. Quando nossas grandes estrelas estão apagadas, Kaká, Robinho, Luis Fabiano, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, e com Lionel Messi sendo considerado o melhor do mundo, o hoje aclamado “NeyMaradona”, deixa o planeta a seus pés. Sua facilidade em criar verdadeiros lances de craque nos faz perder o fôlego diante de tanto talento.
Sinto que Neymar está amadurecendo. As duras críticas sofridas nos episódios passados serviram como  aprendizado. O jogador está sendo lapidado e corresponde às expectativas como se soubesse exatamente qual a missão que lhe foi reservada aqui na Terra. Característica inerente aos grandes gênios que simplesmente nascem assim.
Da última vez que nos deliciamos com tanta irreverência, o craque atendia pelo nome de Robinho e deixava o mundo boquiaberto como se brincasse com a bola entre os pés mais experientes, numa ginga impressionante nunca antes imaginada. Neymar vem de boa linhagem.
Será que o Santos pode ser considerado o epicentro de descobertas de gênios do futebol? O clube é celeiro de craques com a benção do melhor do mundo e eterno Rei Pelé.
Brasileiros, cheios de graça, de ginga e de bossa. Uma paixão nacional, sim.
Ah, moleque!

Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário