sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cidade | Sao Paulo 457 anos

SÃO PAULO: 457 ANOS
Piratininga virou uma metrópole

Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.
Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.
Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.
Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um núcleo intelectual e político do País. Mas apenas se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX. Imigrantes chegaram dos quatro cantos do mundo para trabalhar nas lavouras e, mais tarde, no crescente parque industrial da cidade.
Cãonhecendo São Paulo
Depois do enorme sucesso da primeira edição, quando os participantes e seus companheiros de 4 patas exploraram o  centro histórico da cidade, o portal Turismo 4 Patas traz o evento “Cãonhecendo São Paulo 2”.
A data, dia 25/01, foi escolhida especialmente para comemorar os 457 anos de vida desta grande metrópole. A ideia do descontraído passeio é mostrar a donos e seus melhores amigos as relíquias de um dos bairros mais atraentes e importantes da cidade, ressaltando sua história, suas curiosidades, os espaços culturais e o confronto harmonioso da arquitetura de ontem e hoje.
O ponto de partida será o Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, onde o grupo conhecerá algumas espécies da Mata Atlântica que convivem cinematograficamente com o conjunto escultórico exposto e avistará o MASP – Museu de Arte de São Paulo. Em seguida, os participantes e seus fieis companheiros, poderão apreciar o arrojo urbanístico da avenida, contemplando o Edifício FIESP/CIESP, o Parque Mário Covas – o mais novo espaço verde da cidade, o Clube Homs, o Instituto Pasteur, o Instituto Cultural Itaú, a majestosa edificação do Hospital Santa Catarina – onde conhecerão a capela e seu belo saguão, chegando por fim à Casa das Rosas, ex-residência de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, hoje abrigando o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
O roteiro, com duração prevista para cerca de 2 horas, foi adaptado numa parceria entre o Portal Turismo 4 Patas e a empresa Graffit Viagens e Turismo, especializada em roteiros turísticos na cidade.
Playcenter é pura diversão
No feriado de terça-feira (25), o Playcenter, mais conhecido parque de diversões da cidade, promete divertir os visitantes com atrações que refrescam o calor, como Splash e o Waimea, e dá alternativas viáveis para quem quer comemorar o aniversário da cidade economizando.
A primeira vantagem é o cartão PlayVerão, que já está sendo vendido nas bilheterias do parque. Com esse cartão, pessoal e intransferível, o visitante poderá retornar ao Playcenter quantas vezes quiser até o dia 27 de março sem pagar nada.
Serviço:
- Cãonhecendo São Paulo 2. Data: 23 de janeiro (domingo, das 9h às 14h). Local: Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) - Av. Paulista. Preço: R$ 70 por pessoa e R$ 40 por cão. Tel.: (11) 8280-9562. Reservas: eventos@turismo4patas.com.br
- Playcenter - Marginal Tietê, com entrada pela Rua José Gomes Falcão, 20 - Barra Funda. Transporte: o parque oferece ônibus gratuito da estação Barra Funda do metrô, das 09h às 14h / retorno a partir das 16h30 até o último visitante.
Funcionamento: de quarta a domingo das 11h às 19h. Tel.: (11) 2244-7529 - www.playcenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário