sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Informatica | Computador rápido

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Processador, memória e disco
Qual a sua importância?
Hoje em dia, quando queremos um computador muito rápido, associamos a compra a um equipamento com o processador de ultima geração, com muita memoria e um disco rígido (HD) bem grande.
Esta analise na maioria das vezes pode funcionar, mas existem pontos bem importantes que podem ajudar na tomada de decisão da compra do equipamento ideal para a sua atividade e uso. Se a utilização não necessitar de recursos muito avançados, é preferível adquirir um equipamento adequado às necessidades e trocar o equipamento com maior frequência do que comprar um equipamento de ultima geração e demorar mais para troca-lo. Como a mudança de tecnologia é muito rápida, o melhor equipamento de hoje será o equivalente ao equipamento menor daqui um ano.
Para fazermos a melhor escolha, precisamos entender um pouco o que cada parte do computador faz e ver quais delas são mais importantes para a nossa necessidade.
Em linguagem bem simples farei uma breve descrição de cada parte importante de um computador:
Processador: É o cérebro do computador, pois processa todos os cálculos e tem a função principal de comandar e manipular todas as outras partes.
Memória: Tem a função principal de ajudar o processador a manipular os dados recebidos, ou seja, quanto mais memoria o computador tiver o processador terá mais facilidade em processar os dados.
Disco (HD): A sua função é armazenar as informações para que o processador e a memoria possam utiliza-los. Todos os dados e softwares são armazenados no HD. Quando desligamos o nosso equipamento, o processador e a memoria não armazena nenhuma informação. Ao ligarmos o equipamento, o processador comanda a leitura do sistema operacional gravado no disco, passando a colocar em memoria os dados necessários para manipular o computador e executar as funções solicitadas pelo usuário.
Se quiser ter um computador mais rápido e não adquirir o processador de ultima geração, coloque mais memoria e escolha um HD rápido, se já possui uma maquina com um processador de ultima geração e não esta satisfeito com o resultado, analise o sistema operacional utilizado e utilize também um disco em estado sólido, você pode se surpreender com a melhora.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário