PAREDES - Saiba como acabar com a umidade
A umidade excessiva nas paredes, além de deteriorar a pintura, a base do acabamento etc, cria também aquilo que chamamos de mofo ou bolor, que são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
As paredes fazem parte da estrutura de uma casa, sem, no entanto, serem elemento de sustentação de uma habitação. Além de dividir os cômodos e nos proteger de acontecimentos externos, as paredes são usadas com outras finalidades, como para passar canos de água, gás, eletricidade, telefone, cabos de antenas, fios de campainhas, segurar as caixas que suportam janelas e portas, prateleiras, quadros etc... e ainda suportam parte do peso da construção, por isso devem estar sempre em ordem, pois o mofo, bolor e umidade podem causar sérios danos à estrutura da casa, comprometendo todo o ambiente.
Mas antes de qualquer investimento em produtos contra a umidade, devemos tentar evitá-la:
· Colocando calhas no telhado (para evitar que pingos respinguem nas paredes)
· Retirando qualquer material úmido que esteja perto ou encostado nas paredes
· Se o solo é muito úmido, fazer o piso da casa acima do solo
· Se possível eliminar sombras que possam atuar sobre a casa
· Verificar se existe algum cano vazando dentro da parede
· Ventilar o ambiente o mais possível, seja de uma maneira natural (abrindo portas e janelas) ou mecânica(com ventilador ou desumificador).
A umidade excessiva nas paredes, além de deteriorar a pintura, a base do acabamento etc, cria também aquilo que chamamos de mofo ou bolor, que são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
Segundo a bióloga Regina Monteiro, da USP (Universidade de São Paulo), os fungos são bastante sensíveis a compostos como detergente, amoníaco, cloro e álcool.
Dicas que podem resolver
Seu quarto mais do que frio está úmido - o que ocasiona esta sensação de frio - e isto é sempre um problema. O ideal era poder fazer alguma reforma para sanar definitivamente o problema, às vezes abrindo nova janela, etc.
Mas, nem sempre isto é possível. Existem então outras maneiras de minimizar a umidade.
· Basicamente, o fato está em aumentar artificialmente a ventilação do ambiente de forma a acelerar o processo de evaporação da umidade. É esta umidade concentrada que forma o mofo ou bolor nos objetos do ambiente.
· Uma solução, caso você não tenha boa aeração natural do ambiente (janela por onde entra sol e vento) seria instalar um ventilador e usá-lo com frequência de forma a criar uma boa circulação do ar.
· Para melhorar devemos mudar a iluminação. Mesmo a luz artificial, gera um pouco de calor que ajuda na evaporação da umidade. Faça com que seu quarto seja mais iluminado, acrescentando abajures que use lâmpada incandescente - mesmo que de 40 wats (gasta menos). Isto já aumenta o calor do ambiente.
· Se for possível - compre um pequeno aquecedor portátil e use-o, mesmo que sejam só 15 minutos diários - aquecedores gastam muita energia - sua conta de luz vai subir um pouco.
· Para os cantos escuros e úmidos - como nos armários, você poderá usar produtos anti-mofos que se vendem nos supermercados. Eles ajudam muito, contanto que você sempre respeite seu tempo de uso, pois eles absorvem umidade até a saturação. A partir daí não são mais eficientes e é preciso trocá-los.
· Antes de colocar o produto anti-mofo, dê uma boa limpeza nos cantos que acumulam mofo (o bolor é uma cultura de fungos). Use produtos de limpeza doméstica e seque bem o local.
· Se você tiver cantos de armário que fiquem encostados a paredes eternamente úmidas, forre-os com plástico para retardar o contato com a umidade.
· Limpe todo o bolor dos objetos. Com esta boa faxina, você poderá, enfim, guardar tudo e colocar o produto anti-mofo nos pontos estratégicos.
Na próxima edição, daremos dicas de como utilizar os produtos anti-mofo para manter suas paredes em dia.
Oziete Trindade
Serviço:
C&C – Casa e Construção - www.cec.com.br
Conibase – www.conibase.com.br
Dicico – www.dicico.com.br
Faz Fácil – www.fazfacil.com.br
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, s/n (Marginal Pinheiros - próximo à Ponte do Morumbi). Tel.: 3759-5800 – www.leroymerlin.com.br
Telhanorte – www.telhanorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário