sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Reportagem | Metrô Pinheiros e Butantã

Metrô Pinheiros e Butantã
têm novo prazo de entrega
As estações Pinheiros e Butantã da Linha 4 - Amarela do Metrô deverão ser entregues no final do primeiro semestre, conforme o secretário dos Transpores Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou à imprensa. O anúncio feito por ele é a oitava estimativa de data para o início das operações do novo ramal, protelado desde 2008 quando José Serra estava à frente do governo do Estado de São Paulo.
A última perspectiva de prazo para o funcionamento das novas estações, que já contam com terminais de ônibus prontos para entrar em funcionamento, era no início de 2011. Porém, as novas paradas da Linha 4 - Amarela só receberiam usuários quando os protocolos de testes fossem encerrados, o que não ocorreu até agora. Segundo informações veiculadas pela imprensa, o principal empecilho técnico é o alinhamento das portas das composições dos trens em relação às aberturas das cercas de vidro das plataformas, procedimento ainda sem pleno sucesso.   
As estações Luz e República, incluídas na primeira fase da Linha 4, devem ser entregues até o final do ano. Já as demais – Vila Sônia, Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis –, devem ficar prontas entre 2012 e 2013. Também está prevista uma extensão do sistema até o município de Taboão da Serra, porém, ainda sem prazos estabelecidos.
Atraso na Linha 5
Apesar de estar otimista quanto à operação das novas estações da Linha 4 neste ano, o atual governador do Estado, Geraldo Alckmin, não consegue prever uma data para o prolongamento da Linha 5 - Lilás. Segundo recente entrevista, ele considera difícil que o projeto seja concluído até 2014. “Em quatros anos é complicado atingirmos essa meta, mas, acredito que avançaremos consideravelmente”, afirmou. A Linha 5 - Lilás hoje vai do Capão Redondo ao Largo 13 de Maio e deve ser estendida até a Chácara Klabin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário