O ano de 2011 será de extrema relevância paro o desenvolvimento de Pinheiros. A finalização das obras de revitalização do Largo da Batata e a inauguração de uma nova estação da Linha 4 - Amarela do Metrô irão valorizar ainda mais o bairro e mudar significativamente a vida de seus moradores e comerciantes.
Até o final do primeiro semestre, a Estação Pinheiros deve ser inaugurada, anexa à Linha 9 - Esmeralda da CPTM e a um terminal de ônibus municipais e intermunicipais. A interligação dos meios de transporte deverá melhorar o trânsito nas principais vias do bairro, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Teodoro Sampaio, hoje sobrecarregadas pelo tráfego intenso nos horários de pico.
Porém, a revitalização do Largo da Batata deve ser a principal mudança em Pinheiros no ano de 2011. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Tito Lívio em 2001, mas a sua execução começou somente em 2007. A conclusão das obras estava prevista para outubro de 2009, ao custo de R$ 100 milhões.
A causa do atraso nas obras, segundo a SPObras, é a dificuldade para se desapropriar comerciantes no trecho entre os largos da Batata e dos Pinheiros. No espaço, ainda funcionam algumas lojas populares, botecos e boates. Atualmente, as etapas concluídas do projeto são a abertura de um novo trecho da Rua Sumidouro, entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Fernão Dias, e a conversão de um trecho viário da Rua Martim Carrasco em calçadão.
Entre as intervenções que devem ficar prontas em 2011 está a extensão do calçadão do Largo dos Pinheiros até o Largo da Batata, a construção de um shopping popular na esquina da Faria Lima com a Rua Teodoro Sampaio e a criação de um novo trecho da Fernão Dias - até o encontro das ruas Paes Leme e Teodoro Sampaio.
A população espera agora o início das obras da Estação Vila Sônia do Metrô prometido pelo governador Geraldo Alckmin, que declarou ainda quando governador em 2006 o adiantamento da instalação da estação (terminal com integração aos ônibus) para 2012 e não 2013/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário