Podas radicais em árvores
elevam riscos de queda
elevam riscos de queda
Segundo os especialistas em arborização urbana, uma poda bem feita, que respeita o equilíbrio da copa e permite rápida cicatrização dos ramos, faz toda a diferença quando o assunto é a queda de árvores. No caso das podas drásticas, pode acarretar grande desequilíbrio e aumento de chances de tombamento.
Podas radicais também deixam árvores suscetíveis a pragas, porque as plantas não conseguem cicatrizar antes de ter a madeira apodrecida e invadida por cupins e fungos.
Mas o que mais se vê ao circular por São Paulo são intervenções que podem acarretar em danos posteriores. Essas podas são feitas normalmente pela AES Eletropaulo, em conjunto com a Prefeitura, quase sempre em função da fiação elétrica existente na cidade.
O problema é que as podas podem aumentar o risco de queda das árvores, tendo em vista que geralmente são realizadas sem a presença de um engenheiro agrônomo, pois só ele pode indicar como devem ser feitos os cortes para que a espécie não fique comprometida. Nas regiões de Pinheiros, Butantã, Morumbi, Lapa, Santo Amaro, onde há vasta vegetação, é comum se vê equipes da Prefeitura ou da Eletropaulo executando o serviço. Na Subprefeitura do Butantã, por exemplo, foi realizada uma poda recente em uma das espécies que ficam no estacionamento. Não temos informações se o serviço foi acompanhado por um agrônomo, já que a avaliação prévia de um especialista neste caso seria imprescindível para evitar futuros incidentes.
A empresa AES Eletropaulo, única com permissão de fazer poda em árvores que tocam fios elétricos, explica que, na maioria dos casos o erro foi no planejamento da arborização e que as podas, mesmo que radicais, são feitas para garantir o fornecimento de energia.
Segundo Francisco Rollo, mestre pela Esalq-USP e especialista em recursos florestais, as árvores de grande porte podem ser podadas desde o início de seu crescimento, para que as copas se formem acima da rede elétrica. Da mesma forma, as de médio porte podem ser podadas para ficar abaixo dos fios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário