Metrô será a grande novidade no Butantã
Duas estações já foram inauguradas na região Oeste: Faria Lima e Paulista. O trajeto completo vai ligar a Vila Sônia à Luz, com 12,8 km de extensão, 11estações e pontos de integração com as linhas Verde, Vermelha e Azul, além da linha Esmeralda da CPTM.
Para o bairro do Butantã, 2011 será um ano de muitas expectativas por parte de seus moradores. A inauguração da Estação Butantã do Metrô, a implantação da ciclovia na Avenida Eliseu de Almeida e o desfecho quanto às alterações do polêmico projeto viário da Operação Urbana Vila Sônia são os acontecimentos mais aguardados pela população.
A população espera agora o início das obras da Estação Vila Sônia do Metrô prometido pelo governador Geraldo Alckmin, que declarou ainda quando governador em 2006 o adiantamento da instalação da estação (terminal com integração aos ônibus) para 2012 e não 2013/2014.
A Estação Butantã da Linha 4 - Amarela do Metrô deve começar a operar até o final do primeiro semestre. Ao lado do edifício de acesso, que os futuros passageiros utilizarão para o embarque no novo ramal, funcionará também um terminal de ônibus municipais e intermunicipais. Quem reside nas cidades de Taboão da Serra, Osasco e Embu das Artes, e necessita se deslocar diariamente para a zona Oeste da capital paulista, terá a vida facilitada pela proximidade entre os dois meios de transporte.
Porém, outra opção de deslocamento não poluente para o Butantã corre o risco de ficar apenas no papel em 2011. A ciclovia da Avenida Eliseu de Almeida, anunciada em 2007, precisará de mais recursos para ser viabilizada, pois a Secretaria Municipal de Transportes, responsável pela realização do projeto, terá apenas R$ 1 mil (um mil reais) destinados a vias exclusivas para bicicletas em toda a cidade de São Paulo. A Linha 4 do Metrô é a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada. A Via Quatro obteve a concessão dela por 30 anos.
Outra obra que gera a polêmica no bairro é o túnel-avenida que deve ligar a Eliseu de Almeida à Avenida Corifeu de Azevedo Marques. A proposta do projeto a princípio teve boa aceitação dos moradores do Butantã, até eles ficarem cientes de que para a implantação do projeto seria necessário eliminar áreas verdes do Parque da Previdência e da Praça Elis Regina.
Para ligar as duas avenidas, a nova alça viária, parte integrante da Operação Urbana Vila Sônia, deveria passar por baixo do parque e cortar a praça. Mas, após manifestações de diversas associações de bairro da região, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb) decidiu rever o traçado do projeto. Porém, a pasta ainda não anunciou as novas alterações que se comprometeu a fazer.
Até o dia 17 de janeiro, a Ciclofaixa de Lazer, que hoje liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas, será ampliada ao Parque Villa-Lobos. O novo trajeto terá 5 quilômetros de extensão, fazendo com que todo o sistema tenha 10 quilômetros. O trecho em implantação passará pela Ponte Cidade Jardim, avenidas dos Tajurás, Lineu da Paula Machado, Waldemar Ferreira e Afrânio Peixoto, Rua Alvarenga, Ponte Cidade Universitária, Praça Pan-Americana, avenidas Professor Manuel José Chaves e Professor Fonseca Rodrigues, para, finalmente, chegar no Parque Villa-Lobos. A Ciclofaixa de Lazer continuará funcionando das 7h às 14h aos domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário