TEORIA DA EVOLUÇÃO
O cientista L. Gross, em seu livro Scientific illeteracy and partisan takeover of biology, diz que no ano de 2005 foi realizada uma pesquisa em 34 países, medindo porcentagem de adultos que aceitam a evolução. Os Estados Unidos ficaram na posição 33, logo acima da Turquia. Os estudantes secundaristas nos Estados Unidos se classificaram abaixo de todos os estudantes de países europeus e asiáticos em testes de compreensão de matemática e ciências. “Esses dados são inequívocos: estamos construindo uma civilização da ignorância; estamos formando bons técnicos, ou seja, mecânicos, construtores de obras, sem conhecimento teórico de ciência e matemática”, diz Gross.
E nós, aqui no Hemisfério Sul, não compreendemos “essa ignorância” num país campeão, muito à frente de todos os países do mundo, com prêmios anuais em ciências, artes, matemática, literatura, sociologia, medicina, economia e outros. Seus cientistas, a maioria já conquistou um dos maiores prêmios, o Nobel. Como explicar e contrapor a teoria de cientistas, entre eles L. Gross?
O filósofo Sam Harris diz em seu livro Carta a uma nação cristã, que essa centena de premiados, representa “à parte” a civilização norte-americana e não os trezentos milhões de cidadãos do país que continua a ignorar a ciência, matemática e...
Então, acreditamos que esses campeões “nobeis” são uma pequena elite, pequena mas vigorosa, que representa muito bem seu país.
O. Donnini, jornalista e advogado. - oduvaldodonnini@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário