Casos de dengue batem recorde na região
De acordo com os números do Ministério da Saúde, divulgados na mídia, o número de casos de dengue no estado de São Paulo subiu em 1.983,5% de 2009 para 2010. Foram notificados 202.312 casos da doença de janeiro até o dia 16 de outubro passado, contra 9.710 em 2009.
Na liderança do ranking da dengue, a zona Sul tem quatro bairros entre os dez com maior número de moradores afetados. Campo Limpo teve o maior número de casos; total registrado na cidade é maior do que nos últimos oito anos.
Mesmo sendo a região menos populosa da Capital, a Zona Oeste teve três bairros entre os seis primeiros. Em algumas Ruas da Vila Gomes, dentro do distrito do Butantã, a transmissão ganhou características de epidemia. Nas proximidades da Rua Professor Ary Bouzan, pelo menos cinco casos foram registrados quase simultaneamente.
O Butantã, que está em oitavo lugar na lista e registra 191 casos, na verdade é o recordista da dengue, pois apresenta coeficiente de incidência de 397,6/100 mil habitantes. Na sequência aparece o distrito da Vila Sônia com 264,7/100 mil habitantes.
Dicas de prevenção
· Ralos: devem ser vedados com tampa abre e fecha ou tela.
· Vasos sanitários: Se não houver uso diário, devem ser mantidos tampados.
· Piscinas: Requer tratamento com cloro. Fora de uso, redução do volume de água e aplicação semanal de produto.
· Pratos e vasos de plantas: Devem ser abastecidos com areia grossa até a borda.
· Caixas d´água: Devem ser mantidas vedadas e sem frestas, com limpeza regular.
É responsabilidade de cada um agir para aniquilar as possibilidades de procriação do mosquito. Afinal, é impossível ao poder público vigiar locais como os quintais das casas, as calhas, os vasos de plantas de todas as residências etc. Mas esse processo de conscientização também é trabalho do governo, seja através de campanhas públicas ou de ações pontuais nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário