Em uma análise fria do lance da expulsão do Hernanes, pode se concluir que ele não teve a intenção de atingir o jogador francês Benzema e não queria machucá-lo.
Salvio Spinola Arbitro da FIFA |
Ocorre que a FIFA incluiu recentemente na regra de jogo o termo “imprudente”, querendo punir sempre o jogador que não atua com forma preventiva e que sua atitude pode causar perigo ao adversário. A imagem é muita clara que o Hernanes tentou chutar a bola, mas atingiu o adversário, caracterizando uma ação imprudente, não considerando que poderia machucar o adversário. Quando se faz um movimento com o corpo, levantando o pé a uma altura próxima do peito ou rosto do adversário, o risco de machucá-lo é muito grande e se atingi-lo a regra impõe aos árbitros que mostrem cartão vermelho.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa B. Um jogador em posição de impedimento e na frente do goleiro impede sua visão da jogada, e mesmo que não toca na bola, deve-se marcar impedimento.
Pergunta para próxima semana:
Um jogador que joga de forma imprudente e atinge o adversário de forma temerária deverá ser punido como?
a) Nenhuma punição, porque o jogador quis chutar a bola.
b) Cartão amarelo, porque não visou atingir o adversário e sim a bola.
c) Cartão vermelho, porque causou um risco ao adversário.
O leitor Roberto Felix, da Freguesia do Ó, pergunta:
O lance do Hernanes no amistoso do Brasil contra a França não é similar ao lance ocorrido na final da Copa da África entre Espanha e Holanda? Sim, analisando pelas imagens são lances similares, ação imprudente que pode causar lesão grave ao adversário e deve ser punido com expulsão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário