sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Webmail ou Outlook?

Quando pensamos em e-mail vem sempre à pergunta importante: Qual a melhor ferramenta que podemos utilizar para ler, enviar e receber e-mails?
Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Como em informática as opções são muitas, diria que existem varias respostas corretas. Falando no mercado Windows, o Outlook e o Windows Mail (antigo Outlook Express) são os mais utilizados. Quando necessitamos somente de e-mails, o Windows Mail e os Webmails tradicionais como o Gmail, Hotmail, TerraMail, UOL Mail entre outros são os mais indicados. A vantagem de utilizar o Windows Mail ao invés dos Webmails é a possibilidade de armazenamento local das mensagens e a possibilidade de preparar e ler as mensagens já recebidas de forma off-line. Como o mundo hoje permanece totalmente conectado esta vantagem já não é tão necessitada. Uma característica importante dos Webmails é a possibilidade de ler e enviar mensagens de qualquer parte do mundo através de diversos dispositivos e um browser conectado a internet sem nenhuma necessidade de configuração.
O Outlook 2003, 2007 ou 2010 que vem em conjunto com alguns pacotes do Microsoft Office trazem vantagens de permitir um verdadeiro controle dos seus e-mails integrando a ferramenta com agendas colaborativas, alarmes, tarefas, anotações e outras facilidades importantes para o uso empresarial.
Portanto para pessoas físicas que precisam somente de e-mails e estão sempre conectados, o Webmail é a melhor solução, porém quem precisa manter as mensagens sempre disponíveis para ler, escrever e manipular os e-mails mesmo de forma off-line o Windows Mail é o mais indicado.
Para o uso comercial a minha indicação é trabalhar com uma das opções do Outlook (2003, 2007 ou 2010), pois traz um beneficio produtivo muito além das simples ferramentas de e-mail.
Uma dica importante para quem utiliza o Windows Mail ou Outlook é a possibilidade de configurar a ferramenta para manter também os e-mails disponíveis através do Webmail do seu provedor mesmo após baixar as mensagens para o seu equipamento. Se tiver duvidas de como proceder para esta configuração acesse o nosso blog.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pós-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário